Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemia

Autores

  • Cristiane Machado Fabrício Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Paola Cazzanelli Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Luciano Denardin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12831

Palavras-chave:

Pesquisa em Sala de Aula, Modelagem no Ensino de Ciências e Matemática, Alfabetização Científica, Visitas virtuais em Museus

Resumo

A presente proposta didática, objetiva contribuir para a alfabetização científica dos estudantes do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma proposta elaborada em um contexto pandêmico, utilizando como recurso pedagógico a Mostra virtual Biomas, que foi apresentada no Rio de Janeiro em 2012. Metodologicamente, fundamenta-se nos princípios da pesquisa em sala de aula, por meio de um projeto interdisciplinar e transdisciplinar, utilizando a Modelagem em Ciências e Matemática como método de pesquisa e de ensino. Aponta-se que uma proposta de visitas virtuais em museus se apresenta como uma alternativa pedagógica, em um contexto atravessado por uma pandemia, pois por meio da tecnologia, o conhecimento presencial se transporta ao conhecimento digital, e dessa forma, extrapolam barreiras, fornecendo acesso aos acervos de diversos museus mundiais. Além disso, busca-se contribuir para a formação de indivíduos éticos, críticos e conhecedores dos seus direitos e deveres como cidadão.

 

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Biografia do Autor

  • Cristiane Machado Fabrício, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Licenciada em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA; Especialista em Mídias e Matemática: Tripé para a formação de professores - UFRGS e Gestão Educacional - UFRGS; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências e Matemática - PUCRS. Atualmente é professora da Rede Municipal de Esteio.

  • Paola Cazzanelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS/CAPES (2022). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo mesmo Programa. Aluna de especialização em Ensino de Ciências aos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10! pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Aluna de especialização em Gestão em Educação: supervisão e orientação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2021). Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2018). Atualmente é professora de Ciências e Agroecologia no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, softwares ledores, Atendimento Educacional Especializado, inclusão, ensino de Ciências, ensino de Agroecologia, reciclagem e Educação em Saúde.

  • Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Isabel Cristina Machado de Lara é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, dedicando-se à pesquisa em Inovação e Interdisciplinaridade de Educação em Ciências e Matemática no século XXI. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática. Realiza palestras, oficinas e minicursos em formações continuadas de professores atuando principalmente nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da matemática; etnomatemática; dificuldades e transtornos de aprendizagem; resolução de problemas; uso de jogos.

  • Luciano Denardin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), mestrado profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professor da Escola Politécnica e coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi coordenador do sub-projeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da PUCRS entre 2014 e 2018. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências; formação de professores; história, epistemologia e natureza da ciência.

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Publicado

21-12-2022

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

Visitas Virtuais em Museus: uma proposta de ensino com pesquisa para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em meio a uma pandemia. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 357–371, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12831. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12831. Acesso em: 1 mar. 2025.