Uma revisão sistemática de literatura sobre o uso do conhecimento especializado do professor de matemática na formação inicial docente: uma análise à luz do modelo MTSK

  • Paula Eugenia dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Luciano Denardin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
Palavras-chave: Conhecimento Especializado, MTSK, Educação Matemática

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que modo o modelo de Conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK) tem sido utilizado em teses brasileiras. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), como método de pesquisa, tendo como bases de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a Biblioteca
Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); e Google Acadêmico. Após aplicações de critérios de inclusão e exclusão, seis produções foram selecionadas e inventariadas. A análise dos resultados indicou que metade das teses direcionam seus estudos em conhecimentos vinculados ao domínio do Conhecimento Matemático (MK). Além disso, três das seis produções evidenciam a importância da pesquisa acerca do
conhecimento especializado do formador de professor. Por fim, todas apontam a crença do professor como centro do modelo.

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Publicado
22-12-2022
Como Citar
SANTOS, P.; DENARDIN, L. Uma revisão sistemática de literatura sobre o uso do conhecimento especializado do professor de matemática na formação inicial docente: uma análise à luz do modelo MTSK. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 92-106, 22 dez. 2022.