Uma revisão sistemática de literatura sobre o uso do conhecimento especializado do professor de matemática na formação inicial docente: uma análise à luz do modelo MTSK

Autores

  • Paula Eugenia dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Luciano Denardin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13278

Palavras-chave:

Conhecimento Especializado, MTSK, Educação Matemática

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que modo o modelo de Conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK) tem sido utilizado em teses brasileiras. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), como método de pesquisa, tendo como bases de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a Biblioteca
Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); e Google Acadêmico. Após aplicações de critérios de inclusão e exclusão, seis produções foram selecionadas e inventariadas. A análise dos resultados indicou que metade das teses direcionam seus estudos em conhecimentos vinculados ao domínio do Conhecimento Matemático (MK). Além disso, três das seis produções evidenciam a importância da pesquisa acerca do
conhecimento especializado do formador de professor. Por fim, todas apontam a crença do professor como centro do modelo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

Uma revisão sistemática de literatura sobre o uso do conhecimento especializado do professor de matemática na formação inicial docente: uma análise à luz do modelo MTSK. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 92–106, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13278. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13278. Acesso em: 1 mar. 2025.