Planilha de ensino-aprendizagem para a determinação do fluxo de calor em um telhado com a inclusão dos efeitos da radiação na superfície externa através do método numérico da bisseção

Authors

  • Tiago dos Santos Gonçalves Docente do Departamento de Engenharia de Alimentos, IFC – Instituto Federal Catarinense, Concórdia, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0252-7095
  • Carolina Elisa Demaman Oro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Erechim, RS, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Alimentos. https://orcid.org/0000-0002-8211-2078
  • Rogério Marcos Dallago Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, Brasil, RS. Docente do Curso de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. https://orcid.org/0000-0001-7366-5562
  • Luciana Dornelles Venquiaruto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Erechim, RS, Brasil. Docente do Curso de Engenharia Química. https://orcid.org/0000-0002-7433-2732

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12195

Keywords:

Planilha eletrônica;, Ensino-aprendizagem;, Transferência de calor

Abstract

O uso de planilhas de ensino-aprendizagem no ensino presencial ou remoto fornece ao aluno uma nova perspectiva de ensino. Auxilia no desenvolvimento da capacidade de avaliar as possibilidades e variáveis do estudo em diferentes situações, uma vez que a planilha é de fácil utilização e muito versátil. O objetivo do presente estudo foi demostrar de maneira simplificada como montar uma planilha utilizando os softwares Microsoft Excel ou LibreOffice Calc para a determinação do fluxo de calor em placa plana (telhado) com os efeitos da radiação na superfície externa utilizando o método numérico da Bisseção. O exercício proposto engloba diferentes disciplinas dos cursos de Engenharia e a planilha se torna uma aliada positiva para a explicação e compreensão dos assuntos abordados. Foram mostrados todos os passos que devem ser seguidos para a montagem e realização do exercício e foi obtido um fluxo de calor de 29,4335 W/m² nas condições propostas e 71 iterações foram necessárias.

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Author Biographies

  • Tiago dos Santos Gonçalves, Docente do Departamento de Engenharia de Alimentos, IFC – Instituto Federal Catarinense, Concórdia, SC, Brasil.

     Professor do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Federal Catarinense - IFC, Concórdia, SC - Campus Concórdia. Doutorando do PPG em Engenharia de Alimentos da Universidade regional Integrada do Alto Urugai e das Missões- URI- Câmpus Erechim.

  • Carolina Elisa Demaman Oro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Erechim, RS, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Alimentos.

     Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Erechim, RS).

  • Rogério Marcos Dallago, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, Brasil, RS. Docente do Curso de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.

    Possui doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atua nos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.

  • Luciana Dornelles Venquiaruto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Erechim, RS, Brasil. Docente do Curso de Engenharia Química.

    Doutora em Ensino de Ciências: Química da vida e Saúde. Docente do Curso de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus Erechim. 

Published

07-10-2021

How to Cite

GONÇALVES, Tiago dos Santos; ORO, Carolina Elisa Demaman; DALLAGO, Rogério Marcos; VENQUIARUTO, Luciana Dornelles. Planilha de ensino-aprendizagem para a determinação do fluxo de calor em um telhado com a inclusão dos efeitos da radiação na superfície externa através do método numérico da bisseção. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 248–264, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12195. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12195. Acesso em: 9 mar. 2025.