Pressão de vapor e evaporação

  • Marcos Rogério Dallago Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus Erechim
  • Luciana Dornelles Venquiaruto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus Erechim
  • Lucas Oliveira Schnorrenberger Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus Santo Ângelo, PPG Ensino Científico e Tecnológico

Resumo

Com o intuito de viabilizar ações que contribuam com um ensino de ciências mais contextualizado, foi desenvolvido o presente trabalho de pesquisa, o qual buscou correlacionar, por intermédio da experimentação, os conceitos de pressão de vapor e evaporação, com situações do cotidiano de alunos e professores, tornando desta forma o ensino de química mais significativo. A pesquisa se caracteriza por ser experimental. Foram desenvolvidos experimentos, a temperatura ambiente, com diversos solventes, armazenados em placas petry de tamanhos diferentes e submetidas a distintas ações externas (sem e com fluxo forçado de ar). O tempo de evaporação total dos solventes apresentou tendência inversa com a pressão de vapor dos mesmos para todas as situações avaliadas. Pode-se observar também que, independente do solvente, os ensaios conduzidos com a placa petry com maior área superficial e submetidos a um fluxo forçado de ar apresentaram menores tempos para a completa evaporação dos solventes, explicando assim questões do nosso cotidiano, como o porquê de a roupa secar mais rápido em dias ventosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
02-10-2019
Como Citar
DALLAGO, M.; VENQUIARUTO, L.; SCHNORRENBERGER, L. Pressão de vapor e evaporação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 2, 2 out. 2019.
Seção
Propostas Didáticas