Bolos artesanais: saberes populares fazendo-se saberes escolares
saberes populares fazendo-se saberes escolares
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de dar visibilidade a saberes usualmente silenciados no currículo escolar. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou os saberes populares relacionados ao preparo artesanal de bolos com um grupo de boleiras da região missioneira do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa foi valorizar e estudar estes saberes populares com a intensão de torná-los saberes escolares, mais especificamente saberes que envolvam o ensino de Química. A pesquisa está sendo caracterizada como do tipo etnográfica. Fez-se uso de técnicas de entrevistas e da observação participante com a finalidade de evidenciar os saberes da prática cotidiana sobre o preparo de bolos artesanais. A interlocução com as informantes da pesquisa possibilitou reflexões acerca desta investigação e estas, por sua vez, propiciaram a construção de interações a serem desenvolvidas no âmbito escolar, mais especificamente referente a conteúdos curriculares que envolvem reações químicas e funções inorgânicas.
Downloads
Copyright (c) 2021 Lúcia Fernanda Renner, Luciana Dornelles Venquiaruto, Cênio Back Weyh
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.