Bolos artesanais: saberes populares fazendo-se saberes escolares

saberes populares fazendo-se saberes escolares

  • Lúcia Fernanda Renner URI SANTO ÂNGELO
  • Luciana Dornelles Venquiaruto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI Erechim
  • Cênio Back Weyh Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI Santo Ângelo

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de dar visibilidade a saberes usualmente silenciados no currículo escolar. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou os saberes populares relacionados ao preparo artesanal de bolos com um grupo de boleiras da região missioneira do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa foi valorizar e estudar estes saberes populares com a intensão de torná-los saberes escolares, mais especificamente saberes que envolvam o ensino de Química. A pesquisa está sendo caracterizada como do tipo etnográfica. Fez-se uso de técnicas de entrevistas e da observação participante com a finalidade de evidenciar os saberes da prática cotidiana sobre o preparo de bolos artesanais. A interlocução com as informantes da pesquisa possibilitou reflexões acerca desta investigação e estas, por sua vez, propiciaram a construção de interações a serem desenvolvidas no âmbito escolar, mais especificamente referente a conteúdos curriculares que envolvem reações químicas e funções inorgânicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-06-2021
Como Citar
RENNER, L.; VENQUIARUTO, L.; WEYH, C. Bolos artesanais: saberes populares fazendo-se saberes escolares. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 4, p. 53-68, 20 jun. 2021.