O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física

  • Denise Felber
  • João Carlos Krause
  • Luciana Dornelles Venquiaruto

Resumo

Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem que utiliza a tecnologia da informação e comunicação aliada aos jogos digitais, mais especificamente RPG (Roleplaying Game), para o ensino de Física. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e quanto a sua finalidade foi caracterizada como aplicada. O objeto de aprendizagem, constituído de um jogo RPG em formato digital, foi desenvolvido para uso dos alunos do ensino médio, tendo como delimitação os conteúdos de mecânica. A aplicação do objeto como recurso pedagógico ocorreu com alunos da rede particular de ensino médio na cidade de Santa Rosa/RS. Por intermédio da aplicação de um questionário após a aplicação do jogo, foi possível verificar que os alunos gostaram do jogo, sendo que consideraram que o uso do RPG na aula fez com que ela fosse mais proveitosa e possibilitou uma melhor comunicação entre alunos e professor. Assim, pode-se concluir que o RPG permitiu ao professor interagir com o grupo de alunos percebendo as dificuldades de cada um e possibilitando a identificação de estratégias que auxiliem na resolução de problemas e na melhor absorção do conteúdo por parte do educando. Verificou-se também, que a grande maioria dos estudantes, mais de 84%, gostaram do jogo e consideraram o uso do jogo um recurso que agrega diversão e interação em sala de aula, permitindo que os saberes trabalhados no Ensino da Física sejam expressos através de uma linguagem diferente que estimula e explora as potencialidades dos educandos.
Publicado
23-08-2018
Como Citar
FELBER, Denise; KRAUSE, João Carlos; VENQUIARUTO, Luciana Dornelles. O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física. Revista Insignare Scientia - RIS, [S.l.], v. 1, n. 2, ago. 2018. ISSN 2595-4520. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8152>. Acesso em: 17 jan. 2019.