Experimentação multissensorial para ensino de Cinética e Cinemática na perspectiva do aluno deficiente visual: Relato de experiência de oficinas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12082Keywords:
Educação Inclusiva, Ensino de Ciências, Deficiência Visual, Experimentação MultissensorialAbstract
Neste artigo são apresentados os resultados obtidos durante a aplicação de oficinas pedagógicas que inseriram tópicos de Cinética Química e Cinemática em aulas de Ciências no nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com um aluno de baixa visão e quatorze videntes, em uma escola na Região Metropolitana de Porto Alegre. As oficinas objetivaram a realização de atividades multissensoriais que possibilitassem melhor motivação, participação e facilitação do processo de aprendizagem do referido aluno com a turma e com os conteúdos trabalhados durante o desenvolvimento das mesmas. Após a análise de resultados, percebeu-se que a adaptação de recursos contribui significativamente para melhor assimilação dos conceitos trabalhados.