Experimentação multissensorial para ensino de Cinética e Cinemática na perspectiva do aluno deficiente visual: Relato de experiência de oficinas pedagógicas

  • Maura Luise Bruckchem Peixoto Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Química e Alimentos - EQA
  • Patrícia Ignácio Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação - IE
  • Marcelo Godoi Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Química e Alimentos - EQA
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Ensino de Ciências, Deficiência Visual, Experimentação Multissensorial

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados obtidos durante a aplicação de oficinas pedagógicas que inseriram tópicos de Cinética Química e Cinemática em aulas de Ciências no nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com um aluno de baixa visão e quatorze videntes, em uma escola na Região Metropolitana de Porto Alegre. As oficinas objetivaram a realização de atividades multissensoriais que possibilitassem melhor motivação, participação e facilitação do processo de aprendizagem do referido aluno com a turma e com os conteúdos trabalhados durante o desenvolvimento das mesmas. Após a análise de resultados, percebeu-se que a adaptação de recursos contribui significativamente para melhor assimilação dos conceitos trabalhados.

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Publicado
05-02-2021
Como Citar
PEIXOTO, M.; IGNÁCIO, P.; GODOI, M. Experimentação multissensorial para ensino de Cinética e Cinemática na perspectiva do aluno deficiente visual: Relato de experiência de oficinas pedagógicas. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 170-179, 5 fev. 2021.