Experimentação multissensorial para ensino de Cinética e Cinemática na perspectiva do aluno deficiente visual: Relato de experiência de oficinas pedagógicas

Autores

  • Maura Luise Bruckchem Peixoto Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Química e Alimentos - EQA
  • Patrícia Ignácio Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação - IE
  • Marcelo Godoi Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Química e Alimentos - EQA

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12082

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino de Ciências, Deficiência Visual, Experimentação Multissensorial

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados obtidos durante a aplicação de oficinas pedagógicas que inseriram tópicos de Cinética Química e Cinemática em aulas de Ciências no nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com um aluno de baixa visão e quatorze videntes, em uma escola na Região Metropolitana de Porto Alegre. As oficinas objetivaram a realização de atividades multissensoriais que possibilitassem melhor motivação, participação e facilitação do processo de aprendizagem do referido aluno com a turma e com os conteúdos trabalhados durante o desenvolvimento das mesmas. Após a análise de resultados, percebeu-se que a adaptação de recursos contribui significativamente para melhor assimilação dos conceitos trabalhados.

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Publicado

05-02-2021

Como Citar

Experimentação multissensorial para ensino de Cinética e Cinemática na perspectiva do aluno deficiente visual: Relato de experiência de oficinas pedagógicas. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 170–179, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12082. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12082. Acesso em: 1 mar. 2025.