O ensino de geometria no quinto ano do ensino fundamental sob a ótica dos professores

Autores

  • Carla Jordana Rönnau Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
  • Patrícia Ignácio Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13284

Palavras-chave:

Pensamento geométrico, Formas geométricas, Anos Iniciais, Geometria

Resumo

O presente artigo buscou compreender como ocorre o ensino de Geometria no 5º ano de uma rede municipal de ensino do Vale do Paranhana. Para tanto, apresenta-se um breve histórico do ensino de Geometria no Brasil e as contribuições deste ensino para a formação dos sujeitos, respaldando a pesquisa nos estudos de Pavanello (1989, 1993, 1995); Lorenzato (1995, 2006, 2008, 2015); Kobayashi (2001); Kaleff (1994, 2003), entre outros. O estudo foi desenvolvido através de questionário, respondido pela ferramenta Google Forms, e usou dados qualitativos das respostas de 12 professoras da rede municipal de ensino, atuantes em turmas de 5º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa trouxe dados em cinco categorizações: o
tempo reservado ao Ensino de Geometria; professoras e seus entendimentos sobre o Ensino de Geometria; embasamento para o Ensino de Geometria; modo de abordagem do Ensino de Geometria; e ferramentas didáticas no Ensino de Geometria.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

O ensino de geometria no quinto ano do ensino fundamental sob a ótica dos professores. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 202–223, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13284. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13284. Acesso em: 1 mar. 2025.