Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil

Authors

  • Carla Hax Hartleben Universidade Federal do Rio Grande – FURG - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas
  • Fernanda Trombetta Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Escola de Química e Alimentos - EQA
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12069

Keywords:

Pesquisa em Sala de Aula;, Comunidade Aprendente;, Formação de professores.

Abstract

Ao ser planejada a rotina e pensada as atividades para crianças espera-se abranger o seu desenvolvimento integral, observando as singularidades e as características. Sugere-se que sejam observados questionamentos, curiosidades e a construção do conhecimento, as quais elas desenvolvem ainda na infância. Nessa perspectiva, a questão que norteou a pesquisa é: O que emerge sobre a Pesquisa em Sala de Aula pelos educadores que atuam na Educação Infantil nas escolas municipais de Igrejinha-RS? Para o desenvolvimento da pesquisa foram convidados os Educadores Multimeios da rede municipal de Igrejinha-RS, que atuam com crianças de quatro a seis anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O objetivo geral foi proporcionar uma discussão reflexiva acerca da Pesquisa em Sala de Aula e as possibilidades de aplicabilidade como um princípio pedagógico na Educação Infantil por meio de uma Comunidade Aprendente. Foi utilizada a metodologia baseada na pesquisa-ação. Uma formação de professores por meio de uma Comunidade Aprendente foi realizada com os Educadores Multimeios sendo possível discutir sobre as práticas pedagógicas adotadas na Educação Infantil, bem como refletir e experenciar a utilização da Pesquisa em Sala de Aula como um princípio pedagógico para as crianças nas escolas da rede municipal de Igrejinha-RS.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

05-02-2021

How to Cite

Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 44–55, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12069. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12069. Acesso em: 1 mar. 2025.