Um olhar sobre as Licenciaturas em Química nas Universidades Federais no Estado do Rio Grande do Sul: como a Neuroeducação se mostra neste contexto?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13424

Palavras-chave:

Neurociência, Neuroeducação, Licenciatura em Química, Matriz Curricular

Resumo

O presente artigo analisa projetos pedagógicos e matrizes curriculares de cinco cursos de Licenciatura em Química de universidades federais no Rio Grande do Sul, buscando perceber a presença de disciplinas que abordem a neuroeducação ou situações correlatas. A pesquisa teve caráter qualitativo e natureza aplicada, apresentando coleta de dados por análise documental. Discute-se sobre a escassez de disciplinas de neurociência/neuroeducação nas matrizes dos cursos analisados. Como próximos passos, espera-se a continuação da pesquisa em outros cursos de graduação, despertando a necessidade deste tema estar inserido principalmente em cursos de licenciatura.

 

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Publicado

25-12-2023

Como Citar

DE SOUZA FERREIRA, Mariane; MACIEL RIBEIRO, Marcus Eduardo. Um olhar sobre as Licenciaturas em Química nas Universidades Federais no Estado do Rio Grande do Sul: como a Neuroeducação se mostra neste contexto?. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 42–76, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13424. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13424. Acesso em: 9 mar. 2025.