Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil

  • Carla Hax Hartleben Universidade Federal do Rio Grande – FURG - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas
  • Fernanda Trombetta Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Escola de Química e Alimentos - EQA
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul
Palavras-chave: Pesquisa em Sala de Aula;, Comunidade Aprendente;, Formação de professores.

Resumo

Ao ser planejada a rotina e pensada as atividades para crianças espera-se abranger o seu desenvolvimento integral, observando as singularidades e as características. Sugere-se que sejam observados questionamentos, curiosidades e a construção do conhecimento, as quais elas desenvolvem ainda na infância. Nessa perspectiva, a questão que norteou a pesquisa é: O que emerge sobre a Pesquisa em Sala de Aula pelos educadores que atuam na Educação Infantil nas escolas municipais de Igrejinha-RS? Para o desenvolvimento da pesquisa foram convidados os Educadores Multimeios da rede municipal de Igrejinha-RS, que atuam com crianças de quatro a seis anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O objetivo geral foi proporcionar uma discussão reflexiva acerca da Pesquisa em Sala de Aula e as possibilidades de aplicabilidade como um princípio pedagógico na Educação Infantil por meio de uma Comunidade Aprendente. Foi utilizada a metodologia baseada na pesquisa-ação. Uma formação de professores por meio de uma Comunidade Aprendente foi realizada com os Educadores Multimeios sendo possível discutir sobre as práticas pedagógicas adotadas na Educação Infantil, bem como refletir e experenciar a utilização da Pesquisa em Sala de Aula como um princípio pedagógico para as crianças nas escolas da rede municipal de Igrejinha-RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
05-02-2021
Como Citar
HARTLEBEN, C.; TROMBETTA, F.; MACIEL RIBEIRO, M. Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 44-55, 5 fev. 2021.