A Perspectiva CTS no Ensino de Ciências e Matemática sob o olhar dos Grupos de Estudos de Álvaro Chrispino: Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14665

Palavras-chave:

CTS, Ensino de Ciências e Matemática, formação inicial

Resumo

Essa pesquisa analisou as contribuições de grupos de estudo coordenados por Álvaro Chrispino para a formação de alunos e professores no Ensino de Ciências e Matemática, com foco no Ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva e uma revisão sistemática (RSL), foram analisados 12 artigos selecionados entre 111 resultados encontrados nas bibliotecas virtuais da CAPES e Google Acadêmico. A pesquisa concentrou-se em metodologias aplicadas no campo de ensino sob a perspectiva CTS. Os quatro aspectos observados foram: tipo de metodologia, abordagem CTS, segmento educacional das pesquisas e qualidade dos periódicos. Nos resultados, foram encontrados predomínio de abordagens qualitativas, uso frequente de controvérsia controlada, aplicação do questionário QOCTS, críticas à formação docente, efetividade nas atividades didáticas, contribuições para melhoria do currículo, periódicos de alto impacto e grande parte das atividades foram realizadas com alunos do ensino médio. Conclui-se que a atuação dos grupos liderados pelo autor contribui significativamente para o fortalecimento da CTS no cenário educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal do Ceará

    Doutora e Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Licenciatura Química pela UFC e Técnica em Química Industrial pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE).

  • Ana Laura dos Santos Oliveira, Instituto Federal do Ceará

    Especialista em química e Biologia pela Faculdade Kurios (FAK). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. 

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Publicado

15-07-2025

Como Citar

FERREIRA, Francisca Rayssa Freitas; VASCONCELOS, Ana Karine Portela; OLIVEIRA, Ana Laura dos Santos. A Perspectiva CTS no Ensino de Ciências e Matemática sob o olhar dos Grupos de Estudos de Álvaro Chrispino: Revisão Sistemática. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14665, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14665. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14665. Acesso em: 5 dez. 2025.