A Perspectiva CTS no Ensino de Ciências e Matemática sob o olhar dos Grupos de Estudos de Álvaro Chrispino: Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14665Palavras-chave:
CTS, Ensino de Ciências e Matemática, formação inicialResumo
Essa pesquisa analisou as contribuições de grupos de estudo coordenados por Álvaro Chrispino para a formação de alunos e professores no Ensino de Ciências e Matemática, com foco no Ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva e uma revisão sistemática (RSL), foram analisados 12 artigos selecionados entre 111 resultados encontrados nas bibliotecas virtuais da CAPES e Google Acadêmico. A pesquisa concentrou-se em metodologias aplicadas no campo de ensino sob a perspectiva CTS. Os quatro aspectos observados foram: tipo de metodologia, abordagem CTS, segmento educacional das pesquisas e qualidade dos periódicos. Nos resultados, foram encontrados predomínio de abordagens qualitativas, uso frequente de controvérsia controlada, aplicação do questionário QOCTS, críticas à formação docente, efetividade nas atividades didáticas, contribuições para melhoria do currículo, periódicos de alto impacto e grande parte das atividades foram realizadas com alunos do ensino médio. Conclui-se que a atuação dos grupos liderados pelo autor contribui significativamente para o fortalecimento da CTS no cenário educacional brasileiro.
Downloads
Referências
ACEVEDO-DÍAZ, José A. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS, 1996. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/260540112_Cambiando_la_practica_docente_en_la_ensenanza_de_las_ciencias_a_traves_de_CTS. Acesso em: 16 maio. 2023.
ACEVEDO-DÍAZ, José A.; VÁZQUEZ, Ángel A.; MANASSERO, Maria A. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 2, n. 2, p. 80-111, 2003. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen2/REEC_2_2_1.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
AULER, Décio; BAZZO, Walter A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 mar. 2023.
ANTONIOLI, Patrick de M. et al. Avaliação das atitudes das duas culturas em relação à aprendizagem da ciência. Revista iberoamericana de educación, Esp. n. 58, p. 151-166, 2012. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie58a08.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
BRANDÃO, Juliana B. et al. Análise das referências bibliográficas de publicações sobre o ensino de Química no CTS brasileiro a partir de redes sociais. Indagatio Didactica, v. 11, n. 2, p. 355-370, 2019. DOI: 10.34624/id.v11i2.6130. Acesso em: 12 mar. 2023.
BRANDÃO, Juliana B. et al. Estudo sobre os conceitos da química verde numa escola de ensino médio e técnico integrado. Ciência em Tela, v. 12, n. 2, p. 1-13, 2019. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/1202pe6.pdf. Acesso em: 13 mar. 2023.
CASTIBLANCO, Olga; CHRISPINO, Álvaro. Ensenanza Aprendizaje de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 195-200, 2018. Disponível em: https://www.proquest.com/docview/2120867407. Acesso em: 13 mar. 2023.
CAVALCANTI, Daniele B. et al. Abordagem sociocultural de saúde e ambiente para debater os problemas da dengue: um enfoque CTSA no ensino de biologia. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 3, p. 26-43, 2012. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosau... Acesso em: 10 mai. 2023.
CHAVES, André; CHRISPINO, Àlvaro. Uma experiência CTS em sala de aula: a internacionalização da Amazônia. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 9, n. 17, p. 122-140, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1658. Acesso em: 02 abr. 2023.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Ministério da Educação. Plataforma Sucupira. Versão do sistema: 3.48. 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf#topo. Acesso em: 10 abr. 2023.
COUTINHO JÚNIOR, Antonio de L.; MONTEIRO, Jeirla A.; COSTA, Darkson F. da; SALES, Gilvandenys L. O ensino de física integrado à plataforma Arduino: uma revisão sistemática de literatura. Educere Et Educare, v. 16, n. 40, p. 175-197, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.26800. Acesso em: 06 mar. 2023.
DE QUEIROZ, Amanda P. B.; CHRISPINO, Álvaro. A investigação das visões de professores formados e em formação acerca das interações entre ciência, tecnologia e sociedade. Colloquium Humanarum, v. 12, n. Especial, p. 1053-1061, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5747/ch.2015.v12.nesp.000723. Acesso em: 16 mai. 2023.
DOS SANTOS, Wildson. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 9, n. 17, p. 49-62, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1647 Acesso em: 12 mar. 2023.
FERREIRA SPOLIDORO, Marcelo M.; CHRISPINO, Álvaro. Contribuição de uma controvérsia sobre transgenia para a formação crítica de alunos do ensino médio. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 48, p. 203-222, 2020. ISSN: 2665-3184. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=614270272012. Acesso em: 13 mai. 2023.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa (3a ed.). Traduzido por J. E.Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREITAS FERREIRA, Francisca R.; TARGINO DE MOURA, Francisco M. Perspectiva CTS na formação docente em trabalhos apresentados nos encontros nacionais de ensino de química (ENEQ). Teoria e Prática da Educação, v. 25, n. 1, p. 135-153, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/61767. Acesso em: 14 mai. 2023.
GALVÃO, Taís F.; PEREIRA, Mauricio G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 mai. 2023.
GIL-PÉREZ et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/disciplinas/epistemologia/artigos-e-demais-textos-para-estudo/gil-perez-et-al.-para-uma-imagem-nao-deformada-do-trabalho-cientifico.-sao-paulo-ciencia-educacao-v.-7-n.-2-p.-125-153-2001/view. Acesso em: 06 mar. 2023.
KITCHENHAM, Barbara. Procedures for Performing Systematic Reviews. Joint Technical Report - Keele University Technical Report, Austrália, p. 33, jul. 2004.
MELO, Thiago B. de; CHRISPINO, Álvaro. Concepção de não neutralidade dos modelos matemáticos: uma experiência no ensino médio. Educação Matemática Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 125-146, 2013. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/10783. Acesso em: 17 maio. 2023.
MELO, Thiago B. de; CHRISPINO, Álvaro. Ideologia da certeza matemática: contribuições reflexivas do enfoque CTS. Revista Ciências & Ideias, v. 5, n. 2, p. 81-100, 2014. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/404. Acesso em: 17 mai. 2023.
SAMPAIO, R.; MANCINI, M. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2350/235016477013.pdf. Acesso em: 19 mai. 2023.
PASSOS, Blanchard; VASCONCELOS, Ana K.; SILVEIRA, F. Ensino de Química e Aprendizagem Significativa: uma proposta de Sequência Didática utilizando materiais alternativos em atividades experimentais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 610-630, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12649. Acesso em: 18 mai. 2023.
PINHEIRO, Nilcéia A. M.; SILVEIRA, Rosemari M. C. F.; BAZZO, Walter A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, n. 1, p. 71–84, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000100005. Acesso em: 17 mar. 2023.
OLIVEIRA, Fabricio S. de; CHRISPINO, Álvaro. Estudos sobre CTS e o ensino médio: resultados da pesquisa sobre o sistema Colégio Militar do Brasil. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 1411-1425, 2016. DOI: 10.34624/id.v8i1.8171. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.8171. Acesso em: 19 mar. 2023.
SILVEIRA, Ana et al. Defensivos: reflexões tecnocientíficas por meio de uma abordagem CTS. Indagatio Didactica, v. 11, n. 2, p. 691-710, 2019. DOI: 10.34624/id.v11i2.6541. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6541. Acesso em: 23 mar. 2023.
SILVA MANGUEIRA, Rômulo Tonyathy. da; TESTA BRAZ DA SILVA, Alcina Maria.; CHRISPINO, Álvaro. Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) no contexto educacional do IFPB/Campus Sousa. Interfaces da Educação, v. 12, n. 36, p. 751-768, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5088. Acesso em: 17 maio. 2023.
SOUZA, Pâmella S.; CHRISPINO, Álvaro. Aplicação da técnica da controvérsia controlada para a construção do pensamento crítico sobre as relações CTSA de alunos do ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 164-184, 2021. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/919. Acesso em: 16 maio. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisca Rayssa Freitas Ferreira, Ana Karine Portela Vasconcelos, Ana Laura dos Santos Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














