Uma sequência didática para ensino de Botânica estruturada em uma perspectiva histórico-cultural e em documentos curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.13705

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Vigotski, Desenvolvimento Conceitual

Resumo

Diante das habilidades e objetos de conhecimentos que podem ser aplicados às turmas do primeiro ano do Ensino Médio, como descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul - Etapa Ensino Médio (CRMSEM), o estudo tem como objetivo propor uma sequência didática (SD) fundamentada em uma perspectiva Histórico-Cultural do Desenvolvimento Humano para o desenvolvimento socialmente mediado de conhecimentos relacionados à Botânica.  A SD aqui proposta se constitui em três etapas: I- Identificação dos conhecimentos já apropriados pelos alunos; II- Sistematização do conhecimento científico; e III- Identificação do desenvolvimento conceitual. Destacamos que, pelo referencial teórico que a sustenta, a SD pode trazer contribuições significativas para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à Botânica, como Sistemática, Morfologia, Fisiologia, Ecologia e Anatomia Vegetal, ao passo que as atividades propostas buscam valorizar os conhecimentos apropriados pelos alunos e os articular com os científicos utilizando representações, signos e a cultura no desenvolvimento conceitual, assim como visam trabalhar as habilidades e objetos de conhecimento especificados pela BNCC e no CRMSEM. Ressaltamos que a proposta em questão pode ser adaptada para se adequar a diferentes contextos educacionais e níveis de ensino, incluindo o ensino fundamental.

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Publicado

27-08-2024

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

Uma sequência didática para ensino de Botânica estruturada em uma perspectiva histórico-cultural e em documentos curriculares. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 241–256, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n2.13705. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13705. Acesso em: 1 mar. 2025.