Uma sequência didática para ensino de Botânica estruturada em uma perspectiva histórico-cultural e em documentos curriculares

Palavras-chave: Novo Ensino Médio, Vigotski, Desenvolvimento Conceitual

Resumo

Diante das habilidades e objetos de conhecimentos que podem ser aplicados às turmas do primeiro ano do Ensino Médio, como descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul - Etapa Ensino Médio (CRMSEM), o estudo tem como objetivo propor uma sequência didática (SD) fundamentada em uma perspectiva Histórico-Cultural do Desenvolvimento Humano para o desenvolvimento socialmente mediado de conhecimentos relacionados à Botânica.  A SD aqui proposta se constitui em três etapas: I- Identificação dos conhecimentos já apropriados pelos alunos; II- Sistematização do conhecimento científico; e III- Identificação do desenvolvimento conceitual. Destacamos que, pelo referencial teórico que a sustenta, a SD pode trazer contribuições significativas para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à Botânica, como Sistemática, Morfologia, Fisiologia, Ecologia e Anatomia Vegetal, ao passo que as atividades propostas buscam valorizar os conhecimentos apropriados pelos alunos e os articular com os científicos utilizando representações, signos e a cultura no desenvolvimento conceitual, assim como visam trabalhar as habilidades e objetos de conhecimento especificados pela BNCC e no CRMSEM. Ressaltamos que a proposta em questão pode ser adaptada para se adequar a diferentes contextos educacionais e níveis de ensino, incluindo o ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-08-2024
Como Citar
BISNETO, M.; RAMOS, F. Uma sequência didática para ensino de Botânica estruturada em uma perspectiva histórico-cultural e em documentos curriculares. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 2, p. 241-256, 27 ago. 2024.
Seção
Propostas Didáticas