Possíveis contribuições do filme “Três Idiotas” para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n4.13782Palavras-chave:
ensino e aprendizagem, cinema, saber e saber fazer pedagógicoResumo
No presente trabalho objetivamos discutir possíveis contribuições de algumas cenas do filme indiano “Três Idiotas”, como recurso didático-pedagógico e metodológico para o processo de formação inicial e continuada docente. Para tal, nos familiarizamos com o filme para, posteriormente, por meio da Análise Textual Discursiva, analisar cenas que apresentavam diferentes concepções de ensino e aprendizagem, definidas como categorias à priori, compondo as discussões do metatexto. Assim, considerando que o filme faz uma crítica ao ensino rígido/tradicional, realizamos a análise do conteúdo das cenas com fundamentação teórica direcionada à abordagem comportamentalista e à perspectiva histórico-cultural. Com o presente estudo evidenciamos que o filme supracitado pode ser utilizado como recurso didático-pedagógico e metodológico para formação inicial e continuada docente, pois pelo viés reflexivo e com a fundamentação teórica que sustenta as discussões das cenas, este material pode propiciar contribuições significativas para ação pedagógica, assim como orientações e ciência sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.