Possíveis contribuições do filme “Três Idiotas” para a formação docente

Palavras-chave: ensino e aprendizagem, cinema, saber e saber fazer pedagógico

Resumo

No presente trabalho objetivamos discutir possíveis contribuições de algumas cenas do filme indiano “Três Idiotas”, como recurso didático-pedagógico e metodológico para o processo de formação inicial e continuada docente. Para tal, nos familiarizamos com o filme para, posteriormente, por meio da Análise Textual Discursiva, analisar cenas que apresentavam diferentes concepções de ensino e aprendizagem, definidas como categorias à priori, compondo as discussões do metatexto. Assim, considerando que o filme faz uma crítica ao ensino rígido/tradicional, realizamos a análise do conteúdo das cenas com fundamentação teórica direcionada à abordagem comportamentalista e à perspectiva histórico-cultural. Com o presente estudo evidenciamos que o filme supracitado pode ser utilizado como recurso didático-pedagógico e metodológico para formação inicial e continuada docente, pois pelo viés reflexivo e com a fundamentação teórica que sustenta as discussões das cenas, este material pode propiciar contribuições significativas para ação pedagógica, assim como orientações e ciência sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
19-12-2024
Como Citar
CASTRO, T.; RAMOS, F. Possíveis contribuições do filme “Três Idiotas” para a formação docente. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 4, p. 203-222, 19 dez. 2024.