A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática

  • João Lucas Lago Canhete Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Zandonadi Ramos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Evolução Conceitual, Ensino Aprendizagem, Vigotski, Classe Amphibia

Resumo

Essa pesquisa, de conclusão de curso, objetivou verificar se uma sequência didática (SD), fundamentada nas ideias de Vigotski, pode propiciar contribuições para o processo de ensino e aprendizagem sobre anfíbios e sua importância ecológica. Para tal, esse trabalho foi desenvolvido com alunos de uma turma de sétimo ano de um colégio particular localizado em um município do Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados obtidos por registros escritos, desenhos e interações discursivas gravadas em áudio, foram avaliados mediante análise de seu conteúdo. Os resultados demonstraram que a SD contribuiu para elaboração, apropriação e evolução de conhecimentos relacionados às características diagnósticas dos anfíbios, ao habitat em que eles se encontram, assim como sua importância ecológica e a necessidade da conservação desses animais.

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Referências

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Publicado
07-10-2021
Como Citar
CANHETE, J. L.; RAMOS, F. A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 167-186, 7 out. 2021.