Análise dos níveis de formação conceitual de protozoários e protozooses no livro de Ciências

  • Gabriela Camargo Pacher Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Zandonadi Ramos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Vigotski, formação conceitual, ensino e aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa, pautou-se na preocupação em analisar os conceitos que um livro didático de Ciências traz sobre os conteúdos de protozoários e protozooses. Para a análise, escolhemos a 6ª edição do livro “Ciências, os seres vivos” de Carlos Barros e Wilson Paulino, utilizado no 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e nos embasamos na abordagem histórica sociocultural de Vigotski. Baseadas em tal referencial, percebemos que o livro escolhido não possui conceitos verdadeiros e, em sua maioria, apresenta conceitos no nível pensamento por complexos e sincrético. Esta pesquisa, além de fornecer ao professor, a partir da teoria sociocultural Vigotskiana, uma metodologia de como analisar os conceitos presentes nos livros didático, pode contribuir para a prática pedagógica ao passo que discute aspectos relacionados ao saber fazer docente na perspectiva de orientar, dirigir e avaliar as atividades de seus alunos, a fim de construir o conhecimento a partir da formação conceitual.

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Publicado
16-03-2022
Como Citar
PACHER, G.; RAMOS, F. Análise dos níveis de formação conceitual de protozoários e protozooses no livro de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 278-299, 16 mar. 2022.