Análise dos níveis de formação conceitual de protozoários e protozooses no livro de Ciências

Autores

  • Gabriela Camargo Pacher Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Zandonadi Ramos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12462

Palavras-chave:

Vigotski, formação conceitual, ensino e aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa, pautou-se na preocupação em analisar os conceitos que um livro didático de Ciências traz sobre os conteúdos de protozoários e protozooses. Para a análise, escolhemos a 6ª edição do livro “Ciências, os seres vivos” de Carlos Barros e Wilson Paulino, utilizado no 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e nos embasamos na abordagem histórica sociocultural de Vigotski. Baseadas em tal referencial, percebemos que o livro escolhido não possui conceitos verdadeiros e, em sua maioria, apresenta conceitos no nível pensamento por complexos e sincrético. Esta pesquisa, além de fornecer ao professor, a partir da teoria sociocultural Vigotskiana, uma metodologia de como analisar os conceitos presentes nos livros didático, pode contribuir para a prática pedagógica ao passo que discute aspectos relacionados ao saber fazer docente na perspectiva de orientar, dirigir e avaliar as atividades de seus alunos, a fim de construir o conhecimento a partir da formação conceitual.

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Publicado

16-03-2022

Como Citar

Análise dos níveis de formação conceitual de protozoários e protozooses no livro de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 278–299, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12462. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12462. Acesso em: 1 mar. 2025.