O enfoque CTS em livros didáticos brasileiros e em manuais escolares portugueses: uma revisão das publicações em eventos do Ensino de Ciências e Química

  • Thalles Pinto de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maykon Gonçalves Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça
Palavras-chave: Ensino de Química, CTS, PNLD

Resumo

A temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no contexto educacional, tem como principal objetivo contribuir para uma formação cidadã crítica e reflexiva por parte dos estudantes. Nesse sentido, esta revisão objetivou investigar as publicações relacionadas à temática CTS em Livros Didáticos e Manuais Escolares de Química do Ensino Médio - Brasil, e do Ensino Secundário - Portugal, visto que este instrumento pedagógico pode deter um grande potencial em disseminar o enfoque CTS. O escopo do levantamento contempla trabalhos completos publicados nos últimos dez anos (2010 – 2019) em eventos da área do ensino de Química. Ao todo, foram encontrados nove trabalhos que se adequaram aos parâmetros dessa revisão. Os livros enquadrados nos trabalhos evidenciam casos extremos nos quais o enfoque CTS é pouco ou nada privilegiado nos livros/áreas analisadas, ou articulado de forma predominante no norteio das discussões. Entretanto, esses últimos representam uma fração mínima, considerando a totalidade dos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Caroline; et al. Uma análise do tema “drogas psicotrópicas” nos livros didáticos de Química do ensino médio do PNLD 2018 a partir da perspectiva CTSA. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XII ENPEC. Anais eletrônicos... Natal/RN, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2020.
AULER, Décio.; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Revista Ensaio (Belo Horizonte), v. 3, n. 2, p. 122 - 134, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
KIST, Daiane; MÜNCHEN, Sinara. A Prática Docente na Educação Básica e as relações com a Educação CTS. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 129 - 144, 2021.
LEÃO, Marcelo; et al. Educação CTS em livros didáticos de química do terceiro ano do ensino médio. In: 38º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 38º EDEQ. Anais eletrônicos... Canoas/RS, 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2020.
MOTA, Fabrício; et al. Avaliação de livros didáticos de química sob a perspectiva de ciência, tecnologia e sociedade (CTS). In: 35º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 35º EDEQ. Anais eletrônicos... Porto Alegre/RS, 2015. Disponível em: . Acesso em 30 abr. 2020.
OLIVEIRA, Eniz; et al. Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 4, p. 891 - 910, 2018.
PALACIOS, Garcia; et al. Introdução aos estudos CTS (Ciencia, Tecnología e Sociedade). Organización de Estados Iberoamericanos (OEI). 2003.
ROLDÃO, Maria do Céu; ALMEIDA, Silvia. Gestão curricular para a autonomia das escolas e professores. Lisboa: Direção-Geral da Educação 2018. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação (DGE), 2018.
ROSA, Suiane; STRIEDER, Roseline. Dimensões da democratização da ciênciatecnologia no âmbito da educação CTS. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2, p. 1 - 21, 2018.
ROSA, Tiago; LAMBACH, Marcelo. Os livros didáticos de química e a resistência às mudanças no estilo de pensamento. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, p. 173 - 193, 2018.
SANTOS, Vanessa; AIRES, Joanez. A abordagem CTS em livros didáticos de química: uma análise do conteúdo Pilhas. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - XVIII ENEQ. Anais eletrônicos... Florianópolis/SC, 2016. Disponível em: . Acesso em 30 abr. 2020.
SANTOS, Taís.; MERÇON, Fábio. Análise do tema reciclagem em livros didáticos de química. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – VIII ENPEC. Anais eletrônicos... Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2020.
SANTOS, Wildson Luís; SCHNETZLER, Roseli. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 2003.
SOARES, Carla; et al. Abordagem CTS em livros didáticos de química do segundo ano do ensino médio. In: 38º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 38º EDEQ. Anais eletrônicos... Canoas/RS, 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2020.
TOQUETTO, André; GONÇAVES, Fábio. O tema “tratamento de água” em livros didáticos de química: uma análise à luz de uma abordagem CTS. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - XVII ENEQ. Anais eletrônicos... Ouro Preto/MG, 2014. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2020.
Publicado
23-06-2022
Como Citar
PINTO DE SOUZA, T.; GONÇALVES MÜLLER, M. O enfoque CTS em livros didáticos brasileiros e em manuais escolares portugueses: uma revisão das publicações em eventos do Ensino de Ciências e Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 451-466, 23 jun. 2022.