A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Química: uma análise exploratória dos livros didáticos brasileiros e manuais escolares portugueses

  • Thalles Pinto de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maykon Gonçalves Müller
  • Cristina Maria Mesquita Gomes
Palavras-chave: Ensino de Química; Abordagem CTS; Livro Didático.

Resumo

A concepção de Ciência na sociedade atual (ainda) está imbricada nas ideias de neutralidade e isenção de falhas. Entretanto, episódios históricos colocaram à prova essas certezas, surgindo a necessidade de intervenção no desenvolvimento da Ciência por meio de mecanismos que possibilitem monitorar suas intersecções com a sociedade e a tecnologia. Logo, o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) entendido como a transposição para o contexto escolar das discussões do movimento CTS, passa a integrar os currículos do Ensino de Ciências por volta de 1970. A fim de operacionalizar esses conhecimentos, o Livro Didático é um instrumento amplamente empregado na escola. Essa pesquisa objetivou analisar a articulação do enfoque CTS em livros brasileiros e portugueses do último ano do Ensino Médio/Secundário. A partir da metodologia de Análise de Conteúdo, identificamos que, de maneira geral, os livros apresentam com maior frequência trechos que englobam inovações científicas e tecnológicas. Todavia, as questões históricas que poderiam promover momentos de reflexão acerca da ciência e da tecnologia, foram encontradas em menor número. Sinalizamos a importância de investigações mais aprofundadas a fim de explorar (novas) problemáticas e soluções quanto a transposição dos saberes CTS nos livros, reafirmando a relevância do papel desempenhado por estes na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
16-03-2022
Como Citar
PINTO DE SOUZA, T.; GONÇALVES MÜLLER, M.; MESQUITA GOMES, C. A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Química: uma análise exploratória dos livros didáticos brasileiros e manuais escolares portugueses. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 354-376, 16 mar. 2022.