O enfoque CTS em livros didáticos brasileiros e em manuais escolares portugueses: uma revisão das publicações em eventos do Ensino de Ciências e Química
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.13013Keywords:
Ensino de Química, CTS, PNLDAbstract
The Science, Technology and Society (STS) theme, in the educational context, has as its main objective to contribute to a critical and reflective citizenship formation by the students. In this sense, this review aimed to investigate the publications related to the STS theme in Textbooks and School Textbooks of Chemistry of Secondary Schools - Brazil, and Secondary Schools - Portugal, since this pedagogical instrument can hold a great potential in disseminating the STS approach. The scope of the survey includes complete papers published in the last ten years (2010 - 2019) in events in the area of Chemistry teaching. In all, nine papers were found that fit the parameters of this review. The books included in the papers show extreme cases in which the STS approach is little or not privileged in the books/areas analysed or articulated in a predominant manner in guiding the discussions. However, these last ones represent a minimum fraction, considering the totality of those analyzed.
Downloads
References
AULER, Décio.; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Revista Ensaio (Belo Horizonte), v. 3, n. 2, p. 122 - 134, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
KIST, Daiane; MÜNCHEN, Sinara. A Prática Docente na Educação Básica e as relações com a Educação CTS. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 129 - 144, 2021.
LEÃO, Marcelo; et al. Educação CTS em livros didáticos de química do terceiro ano do ensino médio. In: 38º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 38º EDEQ. Anais eletrônicos... Canoas/RS, 2018. Disponível em: <https://www.ulbra.br/canoas/extensao/evento/785/38-edeq-encontro-de-debates-emensino-de-quimica>. Acesso em: 30 abr. 2020.
MOTA, Fabrício; et al. Avaliação de livros didáticos de química sob a perspectiva de ciência, tecnologia e sociedade (CTS). In: 35º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 35º EDEQ. Anais eletrônicos... Porto Alegre/RS, 2015. Disponível em: <https://www.univates.br/editoraunivates/media/publicacoes/151/pdf_151.pdf >. Acesso em 30 abr. 2020.
OLIVEIRA, Eniz; et al. Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 4, p. 891 - 910, 2018.
PALACIOS, Garcia; et al. Introdução aos estudos CTS (Ciencia, Tecnología e Sociedade). Organización de Estados Iberoamericanos (OEI). 2003.
ROLDÃO, Maria do Céu; ALMEIDA, Silvia. Gestão curricular para a autonomia das escolas e professores. Lisboa: Direção-Geral da Educação 2018. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação (DGE), 2018.
ROSA, Suiane; STRIEDER, Roseline. Dimensões da democratização da ciênciatecnologia no âmbito da educação CTS. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2, p. 1 - 21, 2018.
ROSA, Tiago; LAMBACH, Marcelo. Os livros didáticos de química e a resistência às mudanças no estilo de pensamento. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, p. 173 - 193, 2018.
SANTOS, Vanessa; AIRES, Joanez. A abordagem CTS em livros didáticos de química: uma análise do conteúdo Pilhas. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - XVIII ENEQ. Anais eletrônicos... Florianópolis/SC, 2016. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0587-1.pdf>. Acesso em 30 abr. 2020.
SANTOS, Taís.; MERÇON, Fábio. Análise do tema reciclagem em livros didáticos de química. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – VIII ENPEC. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/listaresumos.htm>. Acesso em: 30 abr. 2020.
SANTOS, Wildson Luís; SCHNETZLER, Roseli. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 2003.
SOARES, Carla; et al. Abordagem CTS em livros didáticos de química do segundo ano do ensino médio. In: 38º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 38º EDEQ. Anais eletrônicos... Canoas/RS, 2018. Disponível em: <https://www.ulbra.br/canoas/extensao/evento/785/38-edeq-encontro-de-debates-emensino-de-quimica>. Acesso em: 30 abr. 2020.
TOQUETTO, André; GONÇAVES, Fábio. O tema “tratamento de água” em livros didáticos de química: uma análise à luz de uma abordagem CTS. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - XVII ENEQ. Anais eletrônicos... Ouro Preto/MG, 2014. Disponível em: <http://www.sbq.org.br/ensino/evento/xvii-encontronacional-de-ensino-de-qu%C3%ADmica>. Acesso em: 30 abr. 2020.