O enfoque CTS em livros didáticos brasileiros e em manuais escolares portugueses: uma revisão das publicações em eventos do Ensino de Ciências e Química

Autores/as

  • Thalles Pinto de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maykon Gonçalves Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.13013

Palabras clave:

Ensino de Química, CTS, PNLD

Resumen

El tema Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS), en el contexto educativo, tiene como principal objetivo contribuir a la formación de una ciudadanía crítica y reflexiva por parte de los estudiantes. En este sentido, esta revisión tuvo como objetivo investigar las publicaciones relacionadas con el tema CTS en Libros de Texto y Textos Escolares de Química de Escuelas Secundarias - Brasil, y de Escuelas Secundarias - Portugal, ya que este instrumento pedagógico puede tener un gran potencial en la difusión del enfoque CTS. El alcance de la encuesta incluye trabajos completos publicados en los últimos diez años (2010 - 2019) en eventos en el área de la enseñanza de la Química. En total, se encontraron nueve artículos que se ajustaban a los parámetros de esta revisión. Los libros incluidos en las ponencias muestran casos extremos en los que el enfoque CTS está poco o nada privilegiado en los libros/áreas analizadas, o articulado de manera predominante en la orientación de las discusiones. Sin embargo, estos últimos representan una fracción mínima, considerando la totalidad de los analizados.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALMEIDA, Caroline; et al. Uma análise do tema “drogas psicotrópicas” nos livros didáticos de Química do ensino médio do PNLD 2018 a partir da perspectiva CTSA. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XII ENPEC. Anais eletrônicos... Natal/RN, 2019. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_08_1.htm>. Acesso em: 30 abr. 2020.
AULER, Décio.; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Revista Ensaio (Belo Horizonte), v. 3, n. 2, p. 122 - 134, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
KIST, Daiane; MÜNCHEN, Sinara. A Prática Docente na Educação Básica e as relações com a Educação CTS. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 129 - 144, 2021.
LEÃO, Marcelo; et al. Educação CTS em livros didáticos de química do terceiro ano do ensino médio. In: 38º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 38º EDEQ. Anais eletrônicos... Canoas/RS, 2018. Disponível em: <https://www.ulbra.br/canoas/extensao/evento/785/38-edeq-encontro-de-debates-emensino-de-quimica>. Acesso em: 30 abr. 2020.
MOTA, Fabrício; et al. Avaliação de livros didáticos de química sob a perspectiva de ciência, tecnologia e sociedade (CTS). In: 35º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 35º EDEQ. Anais eletrônicos... Porto Alegre/RS, 2015. Disponível em: <https://www.univates.br/editoraunivates/media/publicacoes/151/pdf_151.pdf >. Acesso em 30 abr. 2020.
OLIVEIRA, Eniz; et al. Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 4, p. 891 - 910, 2018.
PALACIOS, Garcia; et al. Introdução aos estudos CTS (Ciencia, Tecnología e Sociedade). Organización de Estados Iberoamericanos (OEI). 2003.
ROLDÃO, Maria do Céu; ALMEIDA, Silvia. Gestão curricular para a autonomia das escolas e professores. Lisboa: Direção-Geral da Educação 2018. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação (DGE), 2018.
ROSA, Suiane; STRIEDER, Roseline. Dimensões da democratização da ciênciatecnologia no âmbito da educação CTS. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2, p. 1 - 21, 2018.
ROSA, Tiago; LAMBACH, Marcelo. Os livros didáticos de química e a resistência às mudanças no estilo de pensamento. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, p. 173 - 193, 2018.
SANTOS, Vanessa; AIRES, Joanez. A abordagem CTS em livros didáticos de química: uma análise do conteúdo Pilhas. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - XVIII ENEQ. Anais eletrônicos... Florianópolis/SC, 2016. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0587-1.pdf>. Acesso em 30 abr. 2020.
SANTOS, Taís.; MERÇON, Fábio. Análise do tema reciclagem em livros didáticos de química. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – VIII ENPEC. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/listaresumos.htm>. Acesso em: 30 abr. 2020.
SANTOS, Wildson Luís; SCHNETZLER, Roseli. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 2003.
SOARES, Carla; et al. Abordagem CTS em livros didáticos de química do segundo ano do ensino médio. In: 38º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 38º EDEQ. Anais eletrônicos... Canoas/RS, 2018. Disponível em: <https://www.ulbra.br/canoas/extensao/evento/785/38-edeq-encontro-de-debates-emensino-de-quimica>. Acesso em: 30 abr. 2020.
TOQUETTO, André; GONÇAVES, Fábio. O tema “tratamento de água” em livros didáticos de química: uma análise à luz de uma abordagem CTS. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - XVII ENEQ. Anais eletrônicos... Ouro Preto/MG, 2014. Disponível em: <http://www.sbq.org.br/ensino/evento/xvii-encontronacional-de-ensino-de-qu%C3%ADmica>. Acesso em: 30 abr. 2020.

Publicado

23-06-2022

Cómo citar

O enfoque CTS em livros didáticos brasileiros e em manuais escolares portugueses: uma revisão das publicações em eventos do Ensino de Ciências e Química. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 451–466, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n2.13013. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13013. Acesso em: 2 mar. 2025.