O enfoque CTS em livros didáticos brasileiros e em manuais escolares portugueses: uma revisão das publicações em eventos do Ensino de Ciências e Química
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.13013Palabras clave:
Ensino de Química, CTS, PNLDResumen
El tema Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS), en el contexto educativo, tiene como principal objetivo contribuir a la formación de una ciudadanía crítica y reflexiva por parte de los estudiantes. En este sentido, esta revisión tuvo como objetivo investigar las publicaciones relacionadas con el tema CTS en Libros de Texto y Textos Escolares de Química de Escuelas Secundarias - Brasil, y de Escuelas Secundarias - Portugal, ya que este instrumento pedagógico puede tener un gran potencial en la difusión del enfoque CTS. El alcance de la encuesta incluye trabajos completos publicados en los últimos diez años (2010 - 2019) en eventos en el área de la enseñanza de la Química. En total, se encontraron nueve artículos que se ajustaban a los parámetros de esta revisión. Los libros incluidos en las ponencias muestran casos extremos en los que el enfoque CTS está poco o nada privilegiado en los libros/áreas analizadas, o articulado de manera predominante en la orientación de las discusiones. Sin embargo, estos últimos representan una fracción mínima, considerando la totalidad de los analizados.
Descargas
Referencias
AULER, Décio.; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Revista Ensaio (Belo Horizonte), v. 3, n. 2, p. 122 - 134, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
KIST, Daiane; MÜNCHEN, Sinara. A Prática Docente na Educação Básica e as relações com a Educação CTS. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 129 - 144, 2021.
LEÃO, Marcelo; et al. Educação CTS em livros didáticos de química do terceiro ano do ensino médio. In: 38º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 38º EDEQ. Anais eletrônicos... Canoas/RS, 2018. Disponível em: <https://www.ulbra.br/canoas/extensao/evento/785/38-edeq-encontro-de-debates-emensino-de-quimica>. Acesso em: 30 abr. 2020.
MOTA, Fabrício; et al. Avaliação de livros didáticos de química sob a perspectiva de ciência, tecnologia e sociedade (CTS). In: 35º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 35º EDEQ. Anais eletrônicos... Porto Alegre/RS, 2015. Disponível em: <https://www.univates.br/editoraunivates/media/publicacoes/151/pdf_151.pdf >. Acesso em 30 abr. 2020.
OLIVEIRA, Eniz; et al. Abordagem CTS em manuais escolares de Química do 10º ano em Portugal: um estudo de avaliação. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 4, p. 891 - 910, 2018.
PALACIOS, Garcia; et al. Introdução aos estudos CTS (Ciencia, Tecnología e Sociedade). Organización de Estados Iberoamericanos (OEI). 2003.
ROLDÃO, Maria do Céu; ALMEIDA, Silvia. Gestão curricular para a autonomia das escolas e professores. Lisboa: Direção-Geral da Educação 2018. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação (DGE), 2018.
ROSA, Suiane; STRIEDER, Roseline. Dimensões da democratização da ciênciatecnologia no âmbito da educação CTS. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2, p. 1 - 21, 2018.
ROSA, Tiago; LAMBACH, Marcelo. Os livros didáticos de química e a resistência às mudanças no estilo de pensamento. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, p. 173 - 193, 2018.
SANTOS, Vanessa; AIRES, Joanez. A abordagem CTS em livros didáticos de química: uma análise do conteúdo Pilhas. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - XVIII ENEQ. Anais eletrônicos... Florianópolis/SC, 2016. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0587-1.pdf>. Acesso em 30 abr. 2020.
SANTOS, Taís.; MERÇON, Fábio. Análise do tema reciclagem em livros didáticos de química. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – VIII ENPEC. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/listaresumos.htm>. Acesso em: 30 abr. 2020.
SANTOS, Wildson Luís; SCHNETZLER, Roseli. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 2003.
SOARES, Carla; et al. Abordagem CTS em livros didáticos de química do segundo ano do ensino médio. In: 38º ENCONTRO DE DEBATES DO ENSINO DE QUÍMICA – 38º EDEQ. Anais eletrônicos... Canoas/RS, 2018. Disponível em: <https://www.ulbra.br/canoas/extensao/evento/785/38-edeq-encontro-de-debates-emensino-de-quimica>. Acesso em: 30 abr. 2020.
TOQUETTO, André; GONÇAVES, Fábio. O tema “tratamento de água” em livros didáticos de química: uma análise à luz de uma abordagem CTS. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA - XVII ENEQ. Anais eletrônicos... Ouro Preto/MG, 2014. Disponível em: <http://www.sbq.org.br/ensino/evento/xvii-encontronacional-de-ensino-de-qu%C3%ADmica>. Acesso em: 30 abr. 2020.