Modos de Pensar e Formas de Falar de Jogadores sobre os Conceitos de Energia, Substância e Vida em Videogames
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a emergência das zonas dos perfis conceituais de Energia, Substância e Vida em imagens e em vídeos de jogos de videogame clássicos, que foram apresentados a dois gamers, um licenciando em Química e um professor universitário da área de Ensino de Química, de instituições diferentes. A partir de entrevista semiestruturada com os participantes, buscamos analisar a emergência dos modos de pensar sobre tais conceitos, a partir de suas formas de falar, quando colocados em situações específicas dos jogos, a partir das imagens e dos vídeos. Nas análises, buscamos associar as formas de falar com os modos de pensar que são característicos das zonas de cada um dos perfis conceituais considerados. Percebermos a emergência de várias zonas dos perfis, associados a cada um dos contextos apresentados, em situações dos jogos, levando em consideração o valor pragmático de cada modo de pensar. Ainda, consideramos a proposta como uma possibilidade de ampliar a compreensão sobre conceitos fundamentais na Ciência, em situações fora das salas de aula, ampliando os direcionamentos para o programa de pesquisa em perfis conceituais.
Downloads
Referências
COUTINHO, F. A. A Construção de um perfil conceitual de vida. 2005. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na Sociologia. 5a edição. Petrópolis: Vozes, 1997.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge University Press, 1991.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARINIAK, M. R.; HILGER, T. R. Proposta de UEPS sobre energia e sua lei de conservação. Revista Insignare Scientia, v. 4, n.6, p. 633-644, 2021.
MORTIMER, E. F. Perfil Conceptual: modos de pensar y formas de hablar en las aulas de ciencia. Infancia y Aprendizaje, v. 24, n. 4, p. 475-490, 2001.
MORTIMER, E. F., EL-HANI, C. N. Conceptual Profiles: A Theory of Teaching and Learning Scientific Concepts. Springer, 2014.
MORTIMER, E. F.; SCOTT, P.; AMARAL, E. M. R.; EL-HANI, C. N. Conceptual Profiles: Theoretical-Methodological Bases of Research Program. In: MORTIMER, E. F.; EL-HANI, C. N. Conceptual Profiles: A Theory of Teaching and Learning Scientific Concepts. Springer, 2014.
SABINO, J. D.; AMARAL, E. M. R. A Utilização do Perfil Conceitual de Substância No Planejamento do Ensino e na Análise do Processo de Aprendizagem. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 245-265, 2018.
SILVA, F. C. V. Análise de diferentes modos de pensar e formas de falar o conceito de Ácido/Base em uma experiência socialmente situada vivenciada por Licenciandos em Química. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.
SILVA, J. R. R. T. Diversos modos de pensar o conceito de substância química na história da ciência e sua visão relacional. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, p. 707722, 2017.
SILVA, J. R. R. T.; AMARAL, E. M. R. Proposta de um perfil conceitual para substância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação de Ciências, v. 13, n.3, 2013.
SILVA, P. N; SOUZA, L. O.; SILVA, F. C. V.; SIMÕES NETO, J. E. A transposição didática do conteúdo termodinâmica química. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 4, p. 198-217, 2019.
SIMÕES NETO, J. E. Uma proposta para o perfil conceitual de energia em contexto do ensino da física e da química. 2016. 248 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016. WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge University Press, 1998.
Copyright (c) 2022 Leandro José Barbosa, José Euzebio Simões Neto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.