Políticas de currículo e as parcerias público-privadas: o movimento pela BNCC e os efeitos para o ensino de Ciências/Química

  • Eliezer Alves Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Maira Ferreira Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
Palavras-chave: Parcerias público-privadas;, Educação em Ciências;, Ciclo de políticas;, Redes de governança;

Resumo

O empresariamento na Educação Básica tem sido observado pela presença de relações entre os setores público-privados na educação, em diferentes níveis. De abordagem qualitativa, com análise de redes sociais pelo método da etnografia de rede, o presente trabalho visou analisar o papel da Fundação Lemann na educação, especificamente, em Ciências/Química, a partir do mapeamento de redes de governança pelo Movimento pela Base Nacional Comum. A pesquisa mostra que a Fundação Lemann, junto a um de seus braços, a Khan Academy, desenvolvem ações para proposições curriculares e para produção de videoaulas a diferentes áreas de conhecimento, estando entre essas, a área de Ciências/Química. As proposições curriculares, na forma de “listagem de conteúdos”, e as videoaulas, alocadas na plataforma do Youtube, são produzidas para atender o prescrito pela BNCC, possuindo um formato pautado no ensino tradicional/linear e conteudista, sem relações com outras disciplinas da própria área, bem como de áreas afins, em desacordo com o propósito inovador anunciado na plataforma da Khan Academy ou pelos grupos que compõem a rede do MBNC.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliezer Alves Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS



Maira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL



Referências

ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera. Consequências da atuação do Instituto Ayrton Senna para a gestão da educação pública: observações sobre dez casos em estudo. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, jan./jul. 2011.

BRANCO, Emerson P.; ZANATTA, Shalimar C. BNCC e Reforma do Ensino Médio: implicações no ensino de Ciências e na formação do professor. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 3, p. 58-77, 3 mar. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

_______. Ministério da Educação. Secretária da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, SEB, 2018.

BALL, Stephen J. Education Reform: A critical and post – structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

____; JUNEMANN, Carolina. Networks, New Governance, and Education. Bristol: The Policy Press, 2012.

____BALL, Stephen J. Global Education Inc. New policy networks and the neo-liberal imaginary. Inglaterra: Routledge, 2012.

____. Educação Global S.A.: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: Uepg, 2014. Janete Bridon.

BASTIAN, Mathieu.; HEYMANN, Sebastien., JACOMY Mathieu. Gephi: an open source software for exploring and manipulating networks. In: International AAAI Conference on Weblogs and Social Media. Association for the Advancement of Artificial Intelligence. 2009.

BORGATTI, Stephen P.; HALGIN, Daniel S. On Network Theory. Organization Science, [s.l.], v. 22, n. 5, p. 1168 - 1181, out. 2011.

BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education and changing schools: case studies in policy sociology. New York: Routledge, 1992.

CAETANO, Maria Raquel. Ensino Médio no Brasil e a privatização do público: o caso do Instituto Unibanco. Universidade e Sociedade, Porto Alegre, n. 56, p. 84 - 99, 2015.

____. O Ensino Médio no Brasil e o Instituto UNIBANCO: um caso de privatização da educação pública e as implicações para o trabalho docente. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 9, p. 122 - 139, 2016.

____. Relações entre o público e o privado: influencias do setor privado na gestão da educação pública. E agora? O Público e o Privado, [s. l], v. 30, p. 209 - 226, 2017.

CASTELLS, Manuel. Materials for an exploratory theory of the network society1. The British Journal Of Sociology, [s.l.], v. 51, n. 1, p. 5-24, jan. 2000.

CAVALCANTE, Pedro. Convergências entre a governança e o pós-nova gestão pública. Boletim de Análise Político-Institucional, [s.l.], v. 19, p. 17 - 23, 2018.

CÓSSIO, Maria de Fátima. A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professores. Educação, Pelotas, v. 41, n. 1, p. 66 - 73, 2018.

____; SCHERER, Susana Schneid. Governança e redes políticas educacionais: um estudo sobre o estado do Rio Grande do Sul - RS. Rev. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 21, n. 3, p. 137-149, 2018.

____; SCHERER, Susana Schneid; LOPES, Daniela Oliveira. As parcerias público-privadas em educação e as redes de políticas: um estudo sobre uma consultoria em gestão escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 38, n. 4, p. 1 - 18, 31 dez. 2020.

____; SCHERER, Susana Schneid. Governança em rede e parcerias público-privadas em educação no Estado do RS. Contrapontos, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 71 - 92, 2019.
CHERVEN, Ken. Mastering Gephi Network Visualization: produce advanced network graphs in gephi and gain valuable insights into your network datasets. Birmingham: Packt Publishing, 2015.

DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, p. 921 - 946, 2007.
EVERETT, Martin G.; BORGATTI, Stephen P. Extending Centrality. Models And Methods In Social Network Analysis. Cambridge University Press [s.l.], p. 57-76, 7 fev. 2005.

HOWARD, Philip N. Network Ethnography and the Hypermedia Organization: New Media, New Organizations, New Methods. New Media & Society, [s.l.], v. 4, n. 4, p. 550 - 574, dez. 2002.

JACOMY, Mathieu; VENTURINI, Tommaso; HEYMANN, Sebastien; BASTIAN, Mathieu. Force Atlas 2, a Continuous Graph Layout Algorithm for Handy Network Visualization Designed for the Gephi Software. Plos One, [s.l.], v. 9, n. 6, p. 1-12, 10 jun. 2014.

LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: O neo-liberalismo em ataque ao ensino público. 21. ed. Londrina: Planta, 2004. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva.

LEMANN, Fundação. Parceiros. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2019.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2. ed. 1986: Pedagógica e Universitária Ltda., 1986.

PERONI, Vera Maria Vidal. A democratização da educação em tempos de parcerias entre o público e o privado. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 19, n. 40, p.215 - 227, ago. 2010.

____. A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado. Proposições, Campinas, v. 23, n. 2, p.19 - 31, ago. 2012.

____. As Relações Entre o Público e o Privado nas Políticas Educacionais no Contexto da Terceira Via. Currículo Sem Fronteiras, [s.l.], v. 13, n. 2, p.234 - 255, 2013.

____; COMERLATTO, Luciani Paz. Parceria público-privada e a gestão da educação: o programa gestão nota 10 do Instituto Ayrton Senna. Perspectiva, [s.l.], v. 35, n. 1, p. 113-133, 2017.

____. Múltiplas Formas de Materialização do Privado na Educação Básica Pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo Sem Fronteiras, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 212 - 238, 2018.

____; OLIVEIRA, Cristina Maria Bezerra de. O marco regulatório e as parcerias público-privadas no contexto educacional. Revista Práxis Educacional, [s.l.] v. 15, n. 31, jan./mar. 2019.

____; OLIVEIRA, Cristina Maria Bezerra. O curso Gestão para Aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do gerencialismo nas escolas de educação básica alagoanas: implicações para a democratização da educação. Educar em Revista, [s.l.], v. 36, p. 1 – 22, 2020.

SHIROMA, Eneida Oto. Networks in action: new actors and practices in education policy in Brazil. Journal Of Education Policy, [s.l.], v. 29, n. 3, p. 323 - 348, 2 set. 2013.

____; MORAES, Maria Célia M. de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Dp&a, 2004.

TICHY, Noel M.; TUSHMAN, Michael L.; FOMBRUN, Charles. Social Network Analysis for Organizations. The Academy Of Management Review, [s.l.], v. 4, n. 4, p. 507 - 519, 1979.

VIEIRA, Luis Duarte; NICOLODI, Jean Carlos; DARROZ, Luiz Marcelo. A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC. Revista Insignare Scientia -Ris, [s. l], v. 4, n. 5, p. 105-122, 2021.
Publicado
23-06-2022
Como Citar
MARTINS, E.; FERREIRA, M. Políticas de currículo e as parcerias público-privadas: o movimento pela BNCC e os efeitos para o ensino de Ciências/Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 183-203, 23 jun. 2022.