A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular

Palavras-chave: Licenciatura; Interdisciplinaridade; Integração Curricular; Diretrizes.

Resumo

A pesquisa investigou como a formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) se apresenta no Projeto Pedagógico do Curso das licenciaturas em: Pedagogia; interdisciplinares em Educação do Campo e Ciências da Natureza; Física e Química, de uma IES do sul do Rio Grande do Sul, em relação ao previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNFP 2015 e 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base teórica em integração curricular e interdisciplinaridade, foram analisados documentos de políticas curriculares e PPC dos cursos, cujos dados passaram por Análise de Conteúdo, sendo a formação de professores discutida em três categorias relacionadas aos anos iniciais e finais do EF e EM. A categoria anos iniciais do EF aponta para interdisciplinaridade como possibilidade na formação do professor multidisciplinar de Pedagogia. Para os anos finais do EF e EM, é necessária uma formação de professores para a interdisciplinaridade, pois a matriz curricular dos cursos apresenta as disciplinas lado a lado, ficando a integração da área por conta dos formadores. A formação de professores, diante da BNCC, requer a interdisciplinaridade representada pelo trabalho coletivo e integração curricular. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisete Funari Dias, Unipampa

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Licenciada em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2006). É professora adjunta da Universidade Federal do Pampa e Professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino da Unipampa. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências; políticas educacionais de currículo, formação inicial, formação continuada de professores; análise e produção de materiais didáticos.

Maira Ferreira, UFPel

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Especialista em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Especialista em Química pela Universidade do Vale dos Sinos (1984), Licenciada em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), Graduada em Química Tecnológica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, vinculada ao Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Lider do grupo de pesquisa Cnpq Estudos e Pesquisas em educação em Ciências e Química - GEPECIQ/UFPel e integrante dos Grupos de pesquisa CNPq: NECS/UFRGS e Núcleo de Estudos em Educação em Ciências-NEEC/UFPEL. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências e em ensino de Química, currículo, formação inicial e continuada de professores, análise e produção de materiais didáticos.

Aline Souza da Luz, Unipampa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre em Educação e Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagoga, graduada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Servidora Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Pampa ( 2010- período atual). Professora do Estado do Rio Grande do Sul (atuação: docente nas séries inicias e coordenadora pedagógica no período de 2000 - 2014). Bolsista CNPq 2007/2009. Realizou Doutorado Sanduíche no programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - FaE/UFMG, com bolsa CNPq (Período 2017/01). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores ? GEPEFOP. Tem experiência na área de educação básica e superior. Desenvolve estudos com ênfase nas áreas de formação de professores e educação básica, discutindo temáticas como: avaliação, currículo, metodologia, didática, formação de professores, políticas de formação de professores. .

Julio Cesar Bresolin Marinho, Unipampa

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel (2010). Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/FURG (2018), com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde - UniCV (Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde - 2015). Integrante do Grupo Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade (GPDEMAS/UNIPAMPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem no Ensino de Ciências (Geplec/UFSJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel atuando nas disciplinas pedagógicas do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na UNIPAMPA é Coordenador Substituto do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; Docente orientador voluntário do núcleo Ciências e Biologia do Programa Residência Pedagógica da CAPES; Membro titular do Comitê Local de Gênero e Sexualidade; Membro suplente da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias da Comissão Institucional de Formação dos Profissionais da Educação Básica - CIFOR. Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Educação de São Gabriel (representante dos trabalhadores em educação, docente, do Ensino Superior Privado ou Público). Atuou como Professor de Ciências e Biologia da rede estadual do Estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2012 e 2013. É sócio da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Possui interesse na área da Educação em Ciências, trabalhando principalmente com os temas de Educação em Saúde e Ensino de Biologia.

Publicado
07-10-2021
Como Citar
DIAS, L.; FERREIRA, M.; LUZ, A.; MARINHO, J. A formação de professores para o ensino na área de Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 145-166, 7 out. 2021.