Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul

Autores

  • Jeronimo Becker Flores Centro Universitário UNIFTEC
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116

Palavras-chave:

Ensino remoto, Ensino na pandemia, Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

Este artigo versa sobre uma situação particular ocorrida no ano de 2020: o ensino remoto emergencial desenvolvido em função da pandemia da COVID-19. Objetivou-se compreender as dificuldades e oportunidades emergentes desse cenário para os professores de Ciências e Matemática, no contexto do Ensino Fundamental, na rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Em busca de compreensões para essa temática, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujo corpus foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). Resultados apontam como principais dificuldades a falta de fluência digital dos professores e o fato de eles não receberem o devido amparo e apoio. Também se percebe a baixa adesão dos estudantes às propostas. Como oportunidades, observou-se que os docentes adotaram práticas alternativas e efetuaram movimentos de incursões na cultura digital. Futuramente, este trabalho poderá ter continuidade, trazendo, assim, compreensões mais ampliadas em relação a essa conjuntura.

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Publicado

03-03-2021

Como Citar

Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 94–109, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116. Acesso em: 2 mar. 2025.