A abordagem de questões sociais em pesquisas sobre Clubes de Ciências: apontamentos a partir de uma metanálise qualitativa

Palavras-chave: metanálise qualitativa, clubes de ciências, temáticas sociais

Resumo

Este estudo tem como questão norteadora “quais temáticas sociais são abordadas nas pesquisas sobre Clubes de Ciências (CC)?”, com o objetivo de reunir estudos nacionais e internacionais sobre os CC para elencar apontamentos que justifiquem a importância da inserção de questões sociais contemporâneas nesses espaços. Para isso, utilizou-se da metanálise qualitativa como tipo de pesquisa, num movimento exploratório e interpretativo. Como base de dados para busca das produções, foram utilizadas a biblioteca da Rede Internacional de Clubes de Ciências (RICC), Rede SCIELO e ERIC. Ao total foram selecionadas 14 produções que abordavam temáticas sociais em CC, entre elas: 4 artigos nacionais, 5 artigos internacionais e 5 dissertações. Os estudos foram organizados em um corpus e analisados por meio da Análise de Conteúdo – Categorial Temática, proposta por Bardin (1977). Por meio da Análise de Conteúdo, os estudos foram agrupados em três categorias de acordo com o enfoque social: 1. Estudos com enfoque ambiental; 2. Estudos com enfoque histórico-cultural; 3. Estudos com enfoque em inclusão e diversidade. Após a análise dos dados, verificou-se que a inserção de temáticas sociais nos CC é relevante, uma vez que permitem maior aproximação da ciência aos múltiplos contextos de vida dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-09-2024
Como Citar
LORENZI FILHO, L. A.; LIMA, V. M. DO R. A abordagem de questões sociais em pesquisas sobre Clubes de Ciências: apontamentos a partir de uma metanálise qualitativa. Revista Insignare Scientia, v. 7, n. 3, p. 322 a 342, 22 set. 2024.