A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica

  • Thelma Duarte Brandolt Borges
  • Valderez Marina do Rosário Lima
Palavras-chave: Argumentação Dialógica; Educação pela Pesquisa; Ensino de Ciências.

Resumo

O presente artigo constitui um recorte de uma pesquisa realizada em nível de doutorado e que tem a argumentação em sala de aula como escopo central. A partir de entendimentos decorrentes de uma aproximação com o tema e do reconhecimento de seu aspecto nebuloso e complexo, emergiu o delineamento dessa investigação. Tal delineamento partiu de um olhar voltado a abordagens que reconhecem a pesquisa como princípio pedagógico e que, portanto, valorizam os processos argumentativos para a reconstrução do conhecimento. Envolveu, ainda, a indicação de escolha por uma perspectiva de ênfase para o estudo e o desenvolvimento da argumentação por meio da apresentação de três perspectivas possíveis, quais sejam: a lógica, a retórica e a dialógica. Definidos esses marcos, estabeleceu-se como objetivo central desse estudo avaliar o processo de construção de argumentos desenvolvido por meio da Educação pela Pesquisa à luz de distintas vertentes argumentativas. Em termos metodológicos, o estudo caracterizou-se como qualitativo, de natureza teórica. Nele, foi produzida a   tessitura de um arcabouço teórico que procurou evidenciar distanciamentos e pontos de contato entre as principais vertentes argumentativas e os pressupostos da Educação pela Pesquisa. Os resultados revelaram aproximações com a perspectiva dialógica, conduzindo à conclusão de que a concepção, a intencionalidade e a operacionalização da argumentação desenvolvida por meio da Educação pela Pesquisa associam-se à vertente dialógica do tema.

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Publicado
13-11-2020
Como Citar
BORGES, T.; LIMA, V. A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 3, p. 25-45, 13 nov. 2020.