Relato de uma experiência de estágio supervisionado em ciências desenvolvida a partir da perspectiva da educação para a sexualidade

  • Ronan Moura Franco Universidade Federal do Pampa
  • Julio Cesar Bresolin Marinho Universidade Federal do Pampa
  • Fabiane Ferreira da Silva

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar e refletir experiências vivenciadas no processo de desenvolvimento da componente curricular Estágio Supervisionado II do curso de Ciências da Natureza – licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS. Para tanto, foram planejadas, desenvolvidas e avaliadas 17 aulas em uma perspectiva da educação para a sexualidade, organizadas em uma Unidade de Aprendizagem que tinha como temática central o estudo do sistema genital na disciplina de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e registradas em diários reflexivos. O desenvolvimento do Estágio Supervisionado II na perspectiva da educação para a sexualidade possibilitou uma ampliação dos entendimentos referentes ao tema, desconstruindo discursos e práticas naturalizadas pela sociedade. Consideramos importante a inserção de temas como corpo, gênero e sexualidade nos currículos dos cursos de licenciatura, a fim de formar profissionais preparados/as para trabalhar na perspectiva da diversidade e da garantia dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronan Moura Franco, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Ciências da Natureza, especialista em Neurociência aplicada à Educação, Mestre em Ensino de Ciências e doutorando em Educação em Ciências. Professor de ciências da rede pública municipal de Uruguaiana.

Julio Cesar Bresolin Marinho, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, Campus São Gabriel (2010). Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/FURG (2018). Integrante do Grupo Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade (GPDEMAS/UNIPAMPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem no Ensino de Ciências (Geplec/UFSJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel atuando nas disciplinas pedagógicas do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na UNIPAMPA é Coordenador Substituto do Curso de Especialização em Educação: Práticas de Ensino Interdisciplinares (EDUINTER). 

Publicado
04-06-2020
Como Citar
FRANCO, R.; MARINHO, J. C.; DA SILVA, F. Relato de uma experiência de estágio supervisionado em ciências desenvolvida a partir da perspectiva da educação para a sexualidade. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 340-356, 4 jun. 2020.
Seção
Relatos de Experiências