A formação na Licenciatura em Educação do Campo para atuar com a disciplina de Física na Educação Básica

  • Marcos Marques Formigosa UFPA
  • Carla Giovana Souza Rocha UFPA
  • Márcio Rogério da Silva UFPA
Palavras-chave: Educação do Campo, Professor de Física, Formação de Professor

Resumo

Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo têm, entre os seus diferenciais, a formação por área de conhecimento, dentre elas, a de Ciências da Natureza, que, em alguns Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), habilita os egressos para atuarem no Ensino Médio com as disciplinas escolares de Biologia, Química e Física. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar como vem ocorrendo a formação do professor que atuará na disciplina de Física, da Educação Básica, a partir de um curso de Licenciatura em Educação do Campo. A técnica de produção de informação foi de pesquisa documental em bancos de dados dos Censos da Educação Superior e da Educação Básica, de 2018 e 2019, respectivamente, além do PPC de um curso de Educação do Campo em funcionamento no interior do Estado do Pará. Esses dados foram analisados numa perspectiva qualitativa e mostram que há um percentual elevado de professores que atuam nessa disciplina sem formação adequada, dado o baixo número de docentes de Física que se formam no País. Esse percentual fica mais acentuado quando olhamos para os professores atuantes nas escolas do campo. Ademais, mostra que a carga horária das atividades curriculares no curso de Educação do Campo destinada à disciplina de Física é muito baixa, correspondente a apenas 7,2% do total, além dos conteúdos presentes nas ementas dessas atividades serem predominantes da Física clássica, sugerindo que não há abordagem que os relacione com os modos de vida dos sujeitos do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Marques Formigosa, UFPA

Doutorando em Ensino (UnIvates). Docente do Curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Altamira.

Carla Giovana Souza Rocha, UFPA

Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Docente do Curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Altamira.

Márcio Rogério da Silva, UFPA

Doutor em Ciências e Engenharia de Materiais (USP). Docente do Curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Altamira.

Publicado
20-11-2020
Como Citar
FORMIGOSA, M.; ROCHA, C.; SILVA, M. A formação na Licenciatura em Educação do Campo para atuar com a disciplina de Física na Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 149-170, 20 nov. 2020.