Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza

  • Ticiane da Rosa Osório Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Vitor Garcia Stoll Universidade Federal do Pampa
  • Marcio Marques Martins Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Energia, Formação de Professores, Tecnologias

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma oficina desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, vinculado à Universidade Federal do Pampa, Campus - Bagé. O público-alvo foram 19 acadêmicos do quarto semestre de um Curso de Licenciatura de Ciências da Natureza. Objetivou-se entender as concepções destes em relação às TIC e o tema Energia. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, utilizou um questionário como instrumento para coleta de dados, analisado com base na Análise de Conteúdo. Resultados revelaram que grande parte dos acadêmicos relacionou as TIC a tecnologias digitais.  Mencionaram também que o uso das TIC pode tornar as aulas mais atrativas e facilitar a compreensão de conteúdos complexos. A Energia foi definida por 90% como a “capacidade de realizar um trabalho”, demonstrando uma concepção simplista do conceito. No que tange a aplicação das TIC e Energia, citaram que utilizariam em suas aulas por meio de pesquisas, simuladores e experimentação. Por fim, considera-se relevante a realização deste trabalho, pois pode contribuir na formação dos licenciandos e em suas práticas enquanto futuros professores.

Publicado
16-09-2019
Como Citar
OSÓRIO, T.; GARCIA STOLL, V.; MARQUES MARTINS, M. Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 22-36, 16 set. 2019.