Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza

Autores

  • Ticiane da Rosa Osório Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Vitor Garcia Stoll Universidade Federal do Pampa
  • Marcio Marques Martins Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i2.10775

Palavras-chave:

Energia, Formação de Professores, Tecnologias

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma oficina desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, vinculado à Universidade Federal do Pampa, Campus - Bagé. O público-alvo foram 19 acadêmicos do quarto semestre de um Curso de Licenciatura de Ciências da Natureza. Objetivou-se entender as concepções destes em relação às TIC e o tema Energia. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, utilizou um questionário como instrumento para coleta de dados, analisado com base na Análise de Conteúdo. Resultados revelaram que grande parte dos acadêmicos relacionou as TIC a tecnologias digitais.  Mencionaram também que o uso das TIC pode tornar as aulas mais atrativas e facilitar a compreensão de conteúdos complexos. A Energia foi definida por 90% como a “capacidade de realizar um trabalho”, demonstrando uma concepção simplista do conceito. No que tange a aplicação das TIC e Energia, citaram que utilizariam em suas aulas por meio de pesquisas, simuladores e experimentação. Por fim, considera-se relevante a realização deste trabalho, pois pode contribuir na formação dos licenciandos e em suas práticas enquanto futuros professores.

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Publicado

16-09-2019

Como Citar

OSÓRIO, Ticiane da Rosa; GARCIA STOLL, Vitor; MARQUES MARTINS, Marcio. Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 2, p. 22–36, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10775. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10775. Acesso em: 11 mar. 2025.