Análise das percepções docentes e discentes sobre a Sequência de Ensino Investigativa

Palavras-chave: Formação de Professores, Estratégias de ensino, Sequências de Ensino Investigativa

Resumo

Este artigo apresenta um estudo realizado em uma escola e em uma instituição ambas privadas e localizadas no município de Santa Cruz do Sul. O público-alvo foram 16 docentes escolares e 12 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas. Objetivou-se com este estudo traçar o perfil dos entrevistados, verificar se estes possuem conhecimento sobre a estratégia metodológica Sequência de Ensino Investigativa (SEI) e se sabem a relevância da sua utilização nos processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, através da aplicação de um questionário online composto por 10 questões construído no Google Forms e analisados no software Microsoft Office Excel 2017. Os resultados revelaram que 32% de professores e 100% de universitários aderiram a pesquisa. Destes 50% de professores e universitários conhecem a SEI. Devido ao pouco conhecimento identificado sobre a SEI, os dois grupos de participantes em alguns termos não conseguiram estabelecer relações entre a SEI e os elementos indicados. Contudo, julga-se imprescindível que os docentes – formados e em formação - busquem novas estratégias metodológicas que os auxiliem a potencializar a argumentação e a desenvolver habilidades e competências em seus estudantes que somente com os métodos tradicionais não são possíveis.

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Publicado
04-06-2020
Como Citar
TADIELLO, R.; LIMA ROBAINA, J. Análise das percepções docentes e discentes sobre a Sequência de Ensino Investigativa. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 1, p. 96-115, 4 jun. 2020.