O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018

  • Cristine Roman Cardoso de Araujo Silva UFRGS
  • José Vicente Lima Robaina UFRGS
Palavras-chave: CTS/CTSA; Questões Sociocientíficas; Formação de Professores em Ciências; Educação em Ciências.

Resumo

O presente artigo se propôs a analisar as publicações sobre a temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA), produzidas entre 2014 até 2018, utilizando seis bases de dados distintas para a coleta destes dados, com a finalidade de trazer informações do que já consta publicado sobre este assunto. Os descritores considerados para a análise foram CTS/CTSA de forma particular, e o cruzamento deste unitermo com outros três (QSC (Questões Sociocientíficas), Formação de Professores em Ciências e Educação em Ciências), os quais serão utilizados posteriormente como aporte teórico em Tese de Doutorado. O número de trabalhos localizados sobre o tema encontra-se detalhadamente descrito no artigo, sendo que nenhum dos trabalhos pesquisados trouxe o cruzamento das quatro temáticas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Roman Cardoso de Araujo Silva, UFRGS

Mestra em Educação em Ciências pela UFRGS (2016).Licenciada em Química pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA (2000). Especialista em Docência Universitária pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA (2007). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2013). Especialista em Mídias na Educação Ciclo Avançado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2015). Especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís FESL (2018). Especialista em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci UNIASSELVI (2018). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes (2018). Licenciada em Pedagogia pela Uninter Centro Universitário Internacional (2018). Professora de Química no Estado do Rio Grande do Sul. Membro do grupo de pesquisa GPEEC Natureza.

José Vicente Lima Robaina, UFRGS

Professor Adjunto do Campus Porto Alegre, Departamento de Ensino e Currículo (DEC), da Faculdade de Educação (FACED), do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza, UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS. Coordenador de área do subprojeto PIBID do Curso de educação do Campo - Ciências da Natureza, campus Porto Alegre. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza, certificado na CAPES e na UFRGS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587. Estágio pós-doutoral realizado no Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação (FACED) no PPG Educação, na área de Educação do Campo - Formação de professores na UFRGS (2017). Possui Pós Doutorado em Educação e Educação do Campo FACED/UFRGS (2017), Doutorado em Educação UNISINOS (2007), Mestrado em Educação UFRGS (1996), Especialização em Toxicologia Aplicada, PUCRS (1987), Especialização em Educação Química, UFRGS (1990), Graduação em Licenciatura Curta em Ciências PUCRS (1982), Graduação em Licenciatura Plena em Química PUCRS (1985).Foi Coordenador de Área do PIBID Química ULBRA (2012 a 2014), coordenador de Área do PIBID Ciências da Natureza UNIPAMPA campus Dom Pedrito (2014 a 2015). Tem experiência na área de Ensino de Química, Ensino de Ciências e Educação do Campo, com ênfase em Materiais Didáticos e Alternativos para o ensino-aprendizagem, atuando nos seguintes temas: Educação Química, Educação em Ciências, Educação do Campo ? Ênfase Ciências da Natureza, Aprendizagem Significativa, Ensino-aprendizagem de Ciências e Química, Formação Inicial e Continuada de Professores, PIBID, Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Prevenção de Drogas na Escola.

Publicado
24-08-2020
Como Citar
ROMAN CARDOSO DE ARAUJO SILVA, C.; LIMA ROBAINA, J. O estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre CTSA no período de 2014 até 2018. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 85-100, 24 ago. 2020.