Conectando-se com a História

a oficina “A História em diálogo com as NTICs e com o mundo virtual: o saber, o fazer e o ensinar histórico”

Autores/as

  • Marcella Albaine Farias da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2013n22.8168

Palabras clave:

pesquisa histórica, ensino de História, novas tecnologias

Resumen

Pensar a relação entre História e linguagens midiáticas, hoje, requer problematizar como as novas tecnologias da informação e da comunicação ampliam a noção de fonte histórica, modificam as concepções de tempo e espaço, alteram o conceito de arquivo, patrimônio e memória e abrem novas possibilidades à pesquisa e ao ensino de História. O objetivo deste artigo é mostrar, a partir da análise dos questionários respondidos pela turma de Didática de História II / FE-UFRJ, na oficina “A História em diálogo com as NTICs e com o mundo virtual: o saber, o fazer e o ensinar histórico”, alguns dos desafios trazidos por tais temáticas sob a ótica específica de professores de História em formação inicial.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcella Albaine Farias da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

07-06-2018

Cómo citar

Conectando-se com a História: a oficina “A História em diálogo com as NTICs e com o mundo virtual: o saber, o fazer e o ensinar histórico”. Fronteiras: Revista Catarinense de História, [S. l.], n. 22, p. 160, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2013n22.8168. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8168. Acesso em: 3 mar. 2025.