Conectando-se com a História

a oficina “A História em diálogo com as NTICs e com o mundo virtual: o saber, o fazer e o ensinar histórico”

  • Marcella Albaine Farias da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: pesquisa histórica, ensino de História, novas tecnologias

Resumo

Pensar a relação entre História e linguagens midiáticas, hoje, requer problematizar como as novas tecnologias da informação e da comunicação ampliam a noção de fonte histórica, modificam as concepções de tempo e espaço, alteram o conceito de arquivo, patrimônio e memória e abrem novas possibilidades à pesquisa e ao ensino de História. O objetivo deste artigo é mostrar, a partir da análise dos questionários respondidos pela turma de Didática de História II / FE-UFRJ, na oficina “A História em diálogo com as NTICs e com o mundo virtual: o saber, o fazer e o ensinar histórico”, alguns dos desafios trazidos por tais temáticas sob a ótica específica de professores de História em formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella Albaine Farias da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado
07-06-2018
Como Citar
COSTA, M. Conectando-se com a História. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 22, p. 160, 7 jun. 2018.