O Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental

desafios e possibilidades em uma escola municipal de Parintins/Amazonas

Autores/as

  • Maria Aparecida Batista Pereira
  • Clarice Bianchezzi Universidade do Estado do Amazonas – UEA

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2015n25.8073

Palabras clave:

Ensino de história, Práticas docentes, História nos anos iniciais

Resumen

A  pesquisa  desenvolvida  visa  identificar  como  o Ensino  de  História  nos  Anos  Iniciais  do  Ensino Fundamental está sendo desenvolvido na Escola Municipal “Santa Luzia” do Macurany –Parintins-AM, a partir dos  dados  coletados  na  pesquisa  de  campo  sobre  as  práticas  de  ensino  de  História  que  os  professores  dessa unidade  escolar têm  como  referencial  de  trabalho.  Assim  considerando  que  é  a  partir  dos  Anos  Iniciais  que  a criança começa a despertar o pensamento crítico e reflexivo e, nessa etapa de ensino, o papel do professor torna-se  ainda  mais  relevante,  visto que  a  criança  identifica  o  professor  como  um  referencial  de  conhecimento.  O referido  ensino  se  trabalhado  corretamente  a  partir  dos  pressupostos  básicos  previstos  nos  Parâmetros Curriculares Nacionais para os Anos Iniciais e debatidos por vários autores do ensino História, faz com que estes passem de meros receptores para construtores de suas próprias opiniões, com isso dando-lhes a possibilidade de pensar historicamente.

Palavras-chave: ensino de história; práticas docentes; história nos anos iniciais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Aparecida Batista Pereira
    Licenciada em História pelo CESP/UEA.
  • Clarice Bianchezzi, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

    Graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina–UDESC. Mestre em Educação pela Universidade  Federal  de  Santa  Catarina –UFSC.  Atualmente  professora  assistente  de  História  no  Centro  de  Estudos  Superiores  de Parintins -CESP da Universidade do Estado do Amazonas –UEA

Publicado

05-06-2018

Cómo citar

PEREIRA, Maria Aparecida Batista; BIANCHEZZI, Clarice. O Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades em uma escola municipal de Parintins/Amazonas. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 25, p. 87–102, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2015n25.8073. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8073. Acesso em: 9 mar. 2025.