O Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental
desafios e possibilidades em uma escola municipal de Parintins/Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.36661/2238-9717.2015n25.8073Palavras-chave:
Ensino de história, Práticas docentes, História nos anos iniciaisResumo
A pesquisa desenvolvida visa identificar como o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental está sendo desenvolvido na Escola Municipal “Santa Luzia” do Macurany –Parintins-AM, a partir dos dados coletados na pesquisa de campo sobre as práticas de ensino de História que os professores dessa unidade escolar têm como referencial de trabalho. Assim considerando que é a partir dos Anos Iniciais que a criança começa a despertar o pensamento crítico e reflexivo e, nessa etapa de ensino, o papel do professor torna-se ainda mais relevante, visto que a criança identifica o professor como um referencial de conhecimento. O referido ensino se trabalhado corretamente a partir dos pressupostos básicos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os Anos Iniciais e debatidos por vários autores do ensino História, faz com que estes passem de meros receptores para construtores de suas próprias opiniões, com isso dando-lhes a possibilidade de pensar historicamente.
Palavras-chave: ensino de história; práticas docentes; história nos anos iniciais.