Mito e o Ensino de História e Cultura Indígena em perspectiva decolonial

Autores/as

  • Renata Carvalho o Silva Universidade Estadual do Maranhão - UEM

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2018n31.10560

Palabras clave:

Populações indígenas, Mitologia

Resumen

O texto a seguir tem como proposta analisar como as narrativas mitológicas ameríndias podem auxiliar no ensino de História e Cultura Indígena em sala de aula buscando perceber de que forma as mudanças de perspectiva nas representações acerca das identidades étnicas na América Latina, bem como a oposição entre os pressupostos epistemológicos eurocentrados e as emergências pluriétnicas nos contextos póscoloniais visam empreender uma crítica aos modelos paradigmáticos modernos para uma educação com foco na interculturalidade.

Palavras-chave: História indígena, mitologias, ensino.

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Biografía del autor/a

  • Renata Carvalho o Silva, Universidade Estadual do Maranhão - UEM

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas, Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira. Graduada em História Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Maranhão.

Publicado

22-10-2018

Cómo citar

O SILVA, Renata Carvalho. Mito e o Ensino de História e Cultura Indígena em perspectiva decolonial. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 31, p. 26–48, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2018n31.10560. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/10560. Acesso em: 1 apr. 2025.