Mito e o Ensino de História e Cultura Indígena em perspectiva decolonial

  • Renata Carvalho o Silva Universidade Estadual do Maranhão - UEM

Resumo

O texto a seguir tem como proposta analisar como as narrativas mitológicas ameríndias podem auxiliar no ensino de História e Cultura Indígena em sala de aula buscando perceber de que forma as mudanças de perspectiva nas representações acerca das identidades étnicas na América Latina, bem como a oposição entre os pressupostos epistemológicos eurocentrados e as emergências pluriétnicas nos contextos póscoloniais visam empreender uma crítica aos modelos paradigmáticos modernos para uma educação com foco na interculturalidade.
Palavras-chave: História indígena, mitologias, ensino.

##submission.authorBiography##

Renata Carvalho o Silva, Universidade Estadual do Maranhão - UEM
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas, Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira. Graduada em História Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Maranhão.
Publicado
22-10-2018
Como Citar
O SILVA, Renata Carvalho. Mito e o Ensino de História e Cultura Indígena em perspectiva decolonial. Fronteiras: Revista Catarinense de História, [S.l.], n. 31, p. 26-48, out. 2018. ISSN 2238-9717. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/10560>. Acesso em: 19 nov. 2018.