Forma escolar e os manuais de didática da história no Brasil

  • Osvaldo Rodrigues Junior Universidade Federal do Paraná - UFPR
Palavras-chave: Forma escola, Formação de professores, Manuais de Didática da História

Resumo

Este  artigo  discute  as  aproximações  entre  a  forma  escolar  e  os  manuais  de Didática da História destinados a professores no Brasil. O presente trabalho parte  da discussão  indicada  por  Vincent,  Lahire  e  Thin  (2001)  sobre  a relação  entre  a  forma  escolar  e  os  manuais  ou  “tratados”.  Desta  forma, buscou-se identificar a relação entre a constituição da disciplina de História e  os  manuais  de  Didática  da  História  no  Brasil.  A  partir  desta discussão inicial analisou-se o estado da arte das pesquisas sobre manuais de Didática da História no Brasil permitindo algumas inferências: 1) existe uma relação intrínseca  entre  a  forma  escolar  e  os  manuais  didáticos;  2)  os  manuais  de Didática  da  História  se  relacionam  intrinsecamente  com  a  constituição  da disciplina  de  História  no  Brasil;  4)  os  manuais  de  Didática  da  História respondem a um tipo de formação de professores no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Manuais  de  Didática  da  História.  Forma  Escolar. Formação de professores.

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Biografia do Autor

Osvaldo Rodrigues Junior, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando em Educação pelo Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação  da Universidade Federal  do Paraná orientado  pela Profa.  Dra.  Tânia  Maria Figueiredo  Braga Garcia. Membro do Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas – NPPD/UFPR. Assessor Técnico  Pedagógico  na  Secretaria  Municipal  de  Educação,  Cultura,  Esporte  e  Turismo  de Itararé-SP.  Coordenador  e  professor  do  curso  de  Licenciatura  em  História  das  Faculdades Integradas de Itararé.

Publicado
05-06-2018
Como Citar
RODRIGUES JUNIOR, O. Forma escolar e os manuais de didática da história no Brasil. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 25, p. 7-27, 5 jun. 2018.