Os Livros didáticos e a História da participação das mulheres no Movimento Estudantil

  • Vanderlei Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carla Simone Rodeghero Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Livro didático de história, Movimento estudantil, História das mulheres

Resumo

Neste artigo buscamos perceber e analisar a maneira como os livros didáticos de história narram, através de textos e de imagens, a participação feminina no movimento estudantil brasileiro entre 1964 e 1968. Com este objetivo, analisamos onze livros didáticos de História distribuídos pelo Governo Federal para as escolas públicas através do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, PNLEM/2008. Além disso, apresentaremos um levantamento de livros e de trabalhos acadêmicos que abordam a participação das mulheres nas lutas do movimento estudantil. Percebemos que vem crescendo o número de pesquisas que abordam a história da participação feminina no movimento estudantil. Nestas predomina o uso da categoria gênero de análise histórica e da história oral como metodologia de pesquisa. Apesar desta constatação, ainda são poucas as referências veiculadas nos livros didáticos sobre a participação feminina no movimento estudantil.

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Publicado
06-02-2018
Como Citar
MACHADO, V.; RODEGHERO, C. Os Livros didáticos e a História da participação das mulheres no Movimento Estudantil. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 29, p. 28-49, 6 fev. 2018.