Os Livros didáticos e a História da participação das mulheres no Movimento Estudantil

Autores

  • Vanderlei Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carla Simone Rodeghero Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2017n29.7618

Palavras-chave:

Livro didático de história, Movimento estudantil, História das mulheres

Resumo

Neste artigo buscamos perceber e analisar a maneira como os livros didáticos de história narram, através de textos e de imagens, a participação feminina no movimento estudantil brasileiro entre 1964 e 1968. Com este objetivo, analisamos onze livros didáticos de História distribuídos pelo Governo Federal para as escolas públicas através do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, PNLEM/2008. Além disso, apresentaremos um levantamento de livros e de trabalhos acadêmicos que abordam a participação das mulheres nas lutas do movimento estudantil. Percebemos que vem crescendo o número de pesquisas que abordam a história da participação feminina no movimento estudantil. Nestas predomina o uso da categoria gênero de análise histórica e da história oral como metodologia de pesquisa. Apesar desta constatação, ainda são poucas as referências veiculadas nos livros didáticos sobre a participação feminina no movimento estudantil.

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Publicado

06-02-2018

Como Citar

Os Livros didáticos e a História da participação das mulheres no Movimento Estudantil. Fronteiras: Revista Catarinense de História, [S. l.], n. 29, p. 28–49, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2017n29.7618. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/7618. Acesso em: 2 mar. 2025.