“Ensinar aos surdos-mudos tão bem como aos que ouvem e falam”: o Instituto Imperial de Surdos-Mudos em questão
DOI:
https://doi.org/10.36661/2238-9717.2025n46.14958Palavras-chave:
Instituto Imperial de Surdos-Mudos, História da educação, LibrasResumo
Este artigo tem como objetivo abordar a História do Instituto Imperial de Surdos-Mudos, e seu funcionamento no período do Segundo Império. Pretende-se discutir a visão que se tinha a respeito dos surdos, diretamente influenciada pelos conceitos europeus que se criaram e se perpetuaram ao longo da história do Brasil. Pretende demonstrar que a circulação de ideias entre a Europa e o Brasil propiciou a criação de um espaço educacional pioneiro, que buscou adaptar modelos de ensino estrangeiros para atender a realidade brasileira. Um exemplo disso é o foco em atender ao mercado de trabalho ligado aos espaços rurais, principal base econômica do país à época. Além disso, o artigo levanta a hipótese de que o oralismo não foi uma posição unânime entre os membros do Instituto, criando uma trajetória específica para o ensino dos surdos no Brasil. O acervo documental do Instituto foi o principal objeto de investigação da pesquisa.
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