Ensino de História e temas sensíveis em tempos de pandemia
dilemas e (im)pertinências
Resumo
O artigo apresenta reflexões e conclusões de uma pesquisa realizada com estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Escola de Educação Básica Profª Maria do Carmo de Souza em Palhoça/SC. Ao mesmo tempo procura abordar a proble´mática do ensino remoto e/ ou não presencial , teoriza sobre as possibilidades dos chamados temas sensíveis serem abordados em aulas de História via remoto bem como potencializa as aulas de História de maneira presencial.
Downloads
Referências
ALBERT, Verena. O professor de história e o ensino de questões sensíveis e controversas. In: IV Colóquio Nacional: História Cultural e sensibilidades. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (UFRN). Caiacó. Rio Grande do Norte. Conferência de abertura. 17-21/11/2014.
ANDRADE, Juliana Alves de; GIL, CARMEN, Zeli de Vargas; BALESTRA, Juliana Pirola. Ensino de História e Temas sensíveis (Dossiê: Apresentação). HISTÓRIA HOJE, Vol.7, nº 13, Jun/2018. pp.4 - 13.
BELONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. São Paulo: Autores associados, 2001.
BELONI, Maria Luiza; BEVORT, Eveline. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e sociedade. Campinas, vol. 30, nº 109, p. 1081 – 1102, set/dez/2009.
BRASIL, Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a política de fomento a implementação de Escolas de Ensino Médio em tempo Integral. Brasília: Congresso Nacional – Câmara dos Deputados, 2017.
BRASIL, Portaria nº 649, de 10 de julho de 2018 – Institui o programa de Apoio ao Novo Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL, Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Novo Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, 2018.
CHEVALLARD, Y. La Transposition Didactique: Du Savoir Savant au Savoir Ensigné. Grenoble, La pensée Sauvage, 1991.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 10ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GIL, Carmem Zeli de Vargas; EUGENIO, Jonas Camargo. Ensino de História e temas sensíveis: abordagens teóricas metodológicas. Revista História Hoje, vol. 17, nº 13, pp. 139 – 159, 2018.
GIL, Carmem Zeli de Vargas; MESQUITA, Ilka Miglio de. Ensino de História com questões sensíveis. Pensar a educação em revista. Florianópolis/Belo Horizonte. Ano 6, vol. 6 nº 12, jan/ag. 2020, pp. 1 – 18.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999, 264 p.
LOPES, Alice Casemiro Ribeiro. Conhecimento escolar: processo de seleção cultural e mediação didática. Educação e Realidade. Porto Alegre. Jan/jun.1997. vol. 22/1, pp. 95 – 112.
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artemed, 2011.
PEREIRA, Nilton Mullet. Ensino de História, dever de memória e os temas sensíveis. In: II seminário de Educação, conhecimento e processos educativos: Educação, arte e direitos humanos. Universidade do Extremo Sul Catarinense. UNESC/SC. Criciúma. 22-24/maio de 2017.
PEREIRA, Nilton Mullet; PAIM, Elison Antonio. Para pensar o ensino de história e os passados sensíveis: contribuições do pensamento decolonial. Educação e Filosofia, Uberlândia, Vol. 32, nº 66. Set/dez. 2018, pp. 1229 – 1253.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. Ensino de História: passados vivos e educação em questões sensíveis. Revista História Hoje, vol. 17, nº 13, pp. 14 – 33, 2018.
SANTA CATARINA, Lei nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015 (estabelece o Plano Estadual de Educação para o decênio 2015 – 2024). Florianópolis: Assembleia legislativa do Estado de Santa Catarina, 2015, 36 p.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Aprendizagem da “Burdening History”: desafios para o conhecimento histórico. Mneme – revista de humanidades. Caió. vol. 16, nº 36, jun/jul/2015, pp. 10 – 26.
SIMAN, Lana Mara de Castro; COELHO, Araci Rodrigues. O papel da mediação na construção de conceitos históricos. Educação e realidade, Porto Alegre, Vol. 40, nº 2, Abr/jun/2015. Pp. 591 -612.
Florianópolis, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina – SINTE. XI Congresso Estadual do SINTE/SC. Resistência e luta em defesa da democracia e contra os ataques à educação. Jaraguá do Sul, 15 – 17/jun/2017.
Copyright (c) 2021 Fronteiras: Revista Catarinense de História
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.