Experiência pandêmica em um ano histórico

um relato docente

Autores

  • Silvia Vitorassi UDESC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2021n37.12372

Palavras-chave:

Ensino remoto, Experiência docente, Pandemia, Educação

Resumo

No contexto de decretação da pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo, a educação sofreu um abalo enorme, transformando a estrutura de ensino e movendo a escola para dentro das casas de professores, pais e alunos. Neste texto, além de trazer um relato de experiência, apresento também alguns questionamentos e angústias que foram surgindo ao longo do trabalho que desenvolvi como professora de uma escola particular em Florianópolis no ano de 2020, tais como a romantização do papel docente, os abusos cometidos pelo governo ao não estruturar um planejamento mínimo para melhorar as condições de trabalho frente à pandemia e os limites estabelecidos entre pessoa e profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, maio 2020, p. 257-275.

BRASIL, M. da E. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP Nº 5, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: CNE, 2020.

ESCOLA, NOVA. Pesquisa sobre a situação dos professores no ensino remoto durante a Pandemia, 2020. https://novaescola.org.br/conteudo/19386/qual-e-a-situacao-dos-professores-brasileiros-durante-a-pandemia. Acesso em 06/06/2021.

GATTI, Bernadete A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, 34 (100), 2020, p. 29-41.

VITORASSI, Silvia. História para Quê(m)?: Ensinar História e Política na era das Redes Sociais. 2018. 144 p.

Downloads

Publicado

28-07-2021

Como Citar

VITORASSI, Silvia. Experiência pandêmica em um ano histórico: um relato docente. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 37, p. 103–117, 2021. DOI: 10.36661/2238-9717.2021n37.12372. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12372. Acesso em: 6 mar. 2025.