História pública e divulgação científica na luta do PCESP pela educação democrática

entrevista com Renata Aquino

Resumo

Entrevista desenvolvida na disciplina de História Pública, Narrativas Históricas e Vetores de Memória, do curso de Doutorado em História da UDESC, ministrada pela professora Dra. Viviane Trindade Borges. A disciplina foi ministrada no contexto de retorno às aulas presenciais após o período de aulas remotas, causado pela pandemia da Covid19. Além disso, foi ministrada num formato novo dentro do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) sendo concentrada em apenas um mês. Sendo assim, às 10h20min do dia 21/03/2022, nos reunimos em uma vídeochama através da plataforma Google Meet, para a realização da entrevista. Contemplando um roteiro definido previamente, as perguntas giravam em torno de eixos como: História Pública; Divulgação científica; Pluralidade de ensino e educação democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Vitorassi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestra em Ensino de História e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Referências

LEAL, Bruno; TAVARES, Ana Paula. Introdução: os lugares do historiador divulgador. História pública e divulgação de história. São Paulo: Letra e voz, 2019.

CAUVIN, Thomas. A ascensão da História pública: uma perspectiva internacional. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 11, n. 23, p. 8 - 28, maio/ago. 2019.

Publicado
24-01-2023
Como Citar
VITORASSI, S. História pública e divulgação científica na luta do PCESP pela educação democrática. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 41, p. 301-313, 24 jan. 2023.