Dignidade humana

o desaparecimento do "preto velho" Jeronymo – Palmas/PR, meados do século XX

  • Carlos Eduardo Cardoso
  • Renilda Vicenzi UFFS
Palavras-chave: Racialização, Crime, Cidadania

Resumo

O presente texto tem como objetivo compreender as estruturas de racialização e exclusão social conferidos a população negra. Através de um inquérito e de um processo crime do início do século XX na Comarca de Palmas/PR, e com auxílio de fontes disponíveis online no Arquivo Público do Paraná, outras disponíveis no arquivo do IFPR/Palmas e na Cúria Diocesana de Palmas como os livros de batismo, casamento e óbito, desvelamos como um indíviduo negro desaparece, ossadas são encontradas, mas ninguém é responsabilizado pelo suposto crime. As fontes judiciais envolvem diretamente o preto Jeronymo e Carlos Romback. O estudo de caso aqui apresentado revela como racismo fora se constituíndo no pós abolição e impediu que milhares de homens e mulheres negros/as acessam direitos básicos, como o registro civil e a liberdade de ir e vir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Cardoso

Graduado em História pela UFF/Campus Chapecó. Mestrando pelo PPGH – UFFS. Professor da rede pública estadual de SC.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento,

ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de. O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

CHALHOUB, Sidney. Os processos Criminais como fonte para estudos históricos. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1981.

CHALHOUB, Sidney. Trabalho, Lar e Botequim. 3. ed. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 2001.

GRINBERG, Keila. Código Civil e Cidadania. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

MATTOS, Hebe. Das cores do silêncio: os significados da liberdade no sudeste escravista – Brasil, século XIX. 3 ed.- Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

MARTINS, Maria Claudia de Oliveira. Os filhos do ventre livre: Palmas/ PR, 1871-1910. 2015. 79 f. TCC (Graduação) Universidade Federal da Fronteia Sul, Chapecó, 2015.

RIBEIRO, Djamila. O que é Lugar de fala? São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

RIOS, Ana; MATTOS, Hebe. O pós-abolição como problema histórico: balanços e perspectivas. TOPOI. v. 5, n. 8, jan-jun. 2004, pp. 170-198. Disponível em: http://www.revistatopoi.org/números_anteriores/Topoi08/topoi8a5.pdf. Acesso em agosto de 2018.

SANTOS, Eucléia Gonçalves. “Em cima da mula, debaixo de Deus, na frente do inferno”: os missionários franciscanos no sudoeste do Paraná (1903-1936). Dissertação (Mestrado em História). Curitiba: UFPR, 2012.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: Cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SCHUCMAN, Lia Vainer. Sim, nós somos racistas: estudo psicossocial da branquitude paulistana. Psicologia & Sociedade. 26(1), 2014, p. 83-94.

Publicado
18-12-2020
Como Citar
CARDOSO, C.; VICENZI, R. Dignidade humana. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 36, p. 110-126, 18 dez. 2020.