Notícias

v. 17 n. 2 (2024) Fenomenologia e Hermenêutica

04-04-2024

A Revista Intuitio, vinculada ao PPGFil da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), está com chamada aberta para o dossiê Fenomenologia e Hermenêutica.  

A tradição fenomenológica tem uma longa e centenária história, desde o seu impulso inicial, com a fenomenologia descritiva e transcendental de Husserl e seu famoso chamado a um retorno “às coisas mesmas”. No entanto, a ideia de fenomenologia sofreu diversas reorientações, senão, verdadeiras reformulações. Já em Heidegger, a fenomenologia hermenêutica não se caracteriza mais como um projeto filosófico de fundamentação da epistemologia por meio de uma ciência da consciência, transformando-se radicalmente, com o propósito de oferecer o caminho para uma ontologia fundamental.

Especialmente na fenomenologia francesa, a partir dos anos 1930 e 1940, fez-se um movimento em direção à ontologia fenomenológica, mas que era consciente da importância de Husserl para a fenomenologia da percepção e da corporeidade. É nesse movimento que se encontram as perspectivas de Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty, Yvonne Picard, Simone de Beauvoir, Michel Henry, entre outros.

Por sua vez, depois da virada (Kehre), Heidegger afastou-se gradualmente da hermenêutica. Outros filósofos, ao contrário, apostaram nesse caminho. Este foi o caso da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e da “longa via” proposta por Paul Ricœur, em diálogo com a linguística, a filosofia analítica e as hermenêuticas particulares.

Com Emmanuel Levinas, uma contundente concepção coloca em jogo a possibilidade de uma metafenomenologia, ou seja, de uma necessária reformulação da fenomenologia em que a ética é a filosofia primeira. Numerosos debates emergiram desde então, dando lugar à “virada teológica” da fenomenologia.

Nos anos 1980 e 1990, no ambiente filosófico anglo-saxão, da filosofia analítica e da filosofia da mente, de modo interdisciplinar com a ciência cognitiva e a neurociência, outro grande movimento tem início – a “naturalização” da fenomenologia, em grande medida impulsionado pela teoria da enação e a neurofenomenologia de Francisco Varela. Seus efeitos são perceptíveis até hoje, tanto quanto o questionamento sobre a efetiva viabilidade do projeto de uma fenomenologia naturalizada.

Esses são apenas alguns dos grandes modelos de fenomenologia e suas possíveis variações, que testemunham a riqueza do movimento fenomenológico e que, por outro lado, colocam inúmeros desafios, entre os quais o da reflexão sobre como pensar a sua unidade.

A presente chamada de artigos para o Dossier “Fenomenologia e Hermenêutica” tem por objetivo reunir contribuições relevantes sobre questões fenomenológicas acerca dos seguintes temas:

  • A unidade do movimento fenomenológico
  • A fenomenologia transcendental e seus desdobramentos
  • A fenomenologia hermenêutica e seus desdobramentos
  • A fenomenologia francesa
  • A hermenêutica filosófica
  • A fenomenologia e a ética da alteridade
  • A virada teológica da fenomenologia
  • A viabilidade de uma fenomenologia naturalizada

Editores convidados:

Prof. Dr. Evandro Pontel (PUC - RS)

Prof. Dr. Fabio Caprio Leite de Castro (PUC - RS)

Os textos devem ser submetidos pelo site da Intuitio, seguindo a política editorial da revista:

https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/intuitio

Prazo para Submissões: 30 de Agosto de 2024

A Revista Intuitio também recebe, em fluxo contínuo, artigos, resenhas e traduções em outras áreas da Filosofia.

Saiba mais sobre v. 17 n. 2 (2024) Fenomenologia e Hermenêutica

Edição Atual

v. 16 n. 2 (2023)

Editores convidados

- Prof. Dr. Augusto Jobim do Amaral (PUCRS)

- Prof. Dr. Evandro Pontel (PUCRS)

Publicado: 06-12-2023
Ver Todas as Edições