Foco e escopo

A revista Intuitio é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFFS e tem por objetivo a publicação de artigos, resenhas e traduções na área de Filosofia, de modo a contribuir para o desenvolvimento da pesquisa filosófica no âmbito da Pós-Graduação, bem como estimular o debate acadêmico e a reflexão sobre os temas relevantes na área.

 

Periodicidade

A revista adotará o formato de fluxo contínuo, com eventuais edições de Dossiês Temáticos. Para os Dossiês temáticos, o colegiado deliberou por dar preferência para convidar Pesquisadores externos como editores, a fim de qualificar ainda mais a revista com a participação de pesquisadores e grupos de pesquisa consolidados. Também será eventualmente ofertado e disponibilizado ao PPGFil da PUC-Rs a possibilidade de organização de Dossiês temáticos que envolvam seus Projetos e Linhas de Pesquisa.

 

Política de Acesso Livre

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

 

Histórico

A revista Intuitio desde suas origens teve como foco ser um canal de produção e divulgação da investigação filosófica, fomentando a pesquisa e o debate acadêmico no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia/PUCRS. Surgiu em 2008 tendo como finalidade ser um instrumento de inserção dos discentes nas sendas da pesquisa acadêmica. Nessa direção, no decorrer desse percurso, em seus 14 anos de existência desempenhou um papel de suma importância na formação de pesquisadores/pesquisadoras, período no qual foram publicados 14 volumes, obtendo na avaliação CAPES o extrato Qualis A4, que veio a reconhecer o empenho e os importantes passos dados em sua trajetória ao longo dos anos. A partir de 2023 o periódico passa a ser gerido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFFS, com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS. Nesse sentido, a partir desse novo formato, o periódico se constitui enquanto um espaço de publicação de pesquisas filosóficas e interdisciplinares, que visa contribuir com a reflexão na área da filosofia e suas temáticas afins em uma dinâmica de ciência aberta e de compartilhamento de saberes.