TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS E CONTRADIÇÕES URBANAS DO ESPAÇO PÚBLICO CONTEMPERÂNEO
DOI :
https://doi.org/10.36661/2448-1092.2014v11n19.11986Mots-clés :
Espaço público, Cidade contemporânea, Espacialidade urbana, Transversalidades, Processos extremosRésumé
No momento em que a cidade conforma suas mudanças sob uma amplo espectro de forças econômicas, políticas e sociais, quais as condições de produção do espaço público? Em uma cidade contemporânea situada em período de transição e redefinição de seus paradigmas, a relação de pertencimento ao espaço urbano é reconfigurada, ao mesmo tempo em que reconfigura a produção do espaço público – transformações essas que apontam não apenas para a intrumentalização do espaço mas também a redução de seu valor público. Num contexto cada vez mais hegemônico de financeirização da cidade, este artigo investiga transversalidades e tangências do espaço público contemporâneo e, tensionando seus referenciais teóricos, argumenta por práticas urbanas que superem limites e tematizações propondo uma noção particular de hidridação. No momento de uma sociedade que deseja “tudo a todo o momento” nossa hipótese é de que ideologias
urbanas contemporâneas promovem progressivamente, na construção de formas urbanas, simulacros de espaços públicos; nossa aposta, no espaço público enquanto o locus, o contexto de mediação por meio do qual as identidades sociais, práticas e as imagens socioespaciais podem ser criadas e contestadas, como o espaço do estranhamento, o outro espaço que, justaposto ao espaço instituído, contém o caráter do conflito, da ação, da contestação na construçãode formas urbanas.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
CIDADES est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License. La revue n'encouragera aucune forme de rémunération des droits d'auteur et les auteurs, lorsqu'ils soumettent leurs textes, confirment qu'ils sont conscients de leur divulgation en accès libre. De même, CIDADES ne facturera aucun frais de publication ou de révision aux auteurs. Les auteur.e.s sont les titulaires des droits d'auteur des textes publiés dans la revue.








