TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS E CONTRADIÇÕES URBANAS DO ESPAÇO PÚBLICO CONTEMPERÂNEO

Palavras-chave: Espaço público, Cidade contemporânea, Espacialidade urbana, Transversalidades, Processos extremos

Resumo

No momento em que a cidade conforma suas mudanças sob uma amplo espectro de forças econômicas, políticas e sociais, quais as condições de produção do espaço público? Em uma cidade contemporânea situada em período de transição e redefinição de seus paradigmas, a relação de pertencimento ao espaço urbano é reconfigurada, ao mesmo tempo em que reconfigura a produção do espaço público – transformações essas que apontam não apenas para a intrumentalização do espaço mas também a redução de seu valor público. Num contexto cada vez mais hegemônico de financeirização da cidade, este artigo investiga transversalidades e tangências do espaço público contemporâneo e, tensionando seus referenciais teóricos, argumenta por práticas urbanas que superem limites e tematizações propondo uma noção particular de hidridação. No momento de uma sociedade que deseja “tudo a todo o momento” nossa hipótese é de que ideologias
urbanas contemporâneas promovem progressivamente, na construção de formas urbanas, simulacros de espaços públicos; nossa aposta, no espaço público enquanto o locus, o contexto de mediação por meio do qual as identidades sociais, práticas e as imagens socioespaciais podem ser criadas e contestadas, como o espaço do estranhamento, o outro espaço que, justaposto ao espaço instituído, contém o caráter do conflito, da ação, da contestação na construçãode formas urbanas.

Biografia do Autor

Manoel Rodrigues Alves, Universidade de São Paulo - USP

Manoel Rodrigues Alves. Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Professor convidado pós-graduação: ‘Ciudad y Arquitectura Sostenibles’, ETSA-US, Espanha; ‘Ciudades, Arquitectura y Espacios Públicos’, FADU-UNL, Argentina. Líder de grupos de pesquisa e conferencista convidado em instituições de ensino brasileiras e estrangeiras. Foco de pesquisa em processos de conformação e configuração da cidade contemporânea, em particular na (re)significação da noção de espaço público.

Publicado
12-01-2021