OS TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS DA METRÓPOLE DE SÃO PAULO: DO "DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO" À "DESCONSTRUÇÃO REALMENTE EXISTENTE"

Autores

  • Daniel Manzione Giavarotti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36661/2448-1092.2023v15n24.12937

Palavras-chave:

São Paulo, Metropolização, Periferização, desenvolvimento desigual e combinado, desconstrução realmente existente

Resumo

Tomando como ponto de partida nossas pesquisas sobre o Jardim Ibirapuera, loteamento periférico da Zona Sul do município de São Paulo (BR), defendemos a tese de que o poder heurístico da teoria do desenvolvimento desigual e combinado para se pensar a relação que os territórios periféricos em formação estabeleceram com a centralidade da acumulação do capital se tornou inadequado diante dos desdobramentos contraditórios da própria modernização e metropolização de São Paulo ao longo do século XX. Nossa tese é que a modernização de São Paulo ao lograr seu intento levou à crise do trabalho e o colapso da modernização, modificando radicalmente a relação que as famílias moradoras dos territórios periféricos estabelecem doravante com a reprodução do capital. O colapso, no entanto, não produziu uma desclassificação generalizada, mas desencadeou a emergência de novas disparidades sociais, econômicas e espaciais resultantes das diferentes temporalidades inscritas na formação e reprodução das periferias, dando testemunho de um processo de desconstrução realmente existente que não se coaduna facilmente com o antagonismo de classes legado pelo marxismo tradicional, demandando uma transformação de sua interpretação e crítica.

Downloads

Publicado

28-11-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GIAVAROTTI, Daniel Manzione. OS TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS DA METRÓPOLE DE SÃO PAULO: DO "DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO" À "DESCONSTRUÇÃO REALMENTE EXISTENTE". Revista Cidades, Brasil, v. 15, n. 24, p. 62–85, 2023. DOI: 10.36661/2448-1092.2023v15n24.12937. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/12937. Acesso em: 11 mar. 2025.